A indústria brasileira de produtos plásticos transformados se adaptou à nova realidade dos negócios imposta pela pandemia de covid-19 e está conseguindo crescer como fornecedora global, apesar das condições mundiais adversas. Lideradas pelo Think Plastic Brazil, projeto de promoção internacional do segmento, as empresas se voltaram a uma agenda intensa de ações virtuais, o que vem impulsionando as vendas externas.
Segundo dados do Think Plastic, que é levado adiante pelo Instituto Nacional do Plástico (INP) e pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), de janeiro a maio deste ano as empresas apoiadas pelo projeto aumentaram suas exportações em 20% em valor e em 4% em volume, para US$ 136,5 milhões e 54,9 mil toneladas, respectivamente. Entre elas, 57 abriram novos mercados e 17 exportaram novos produtos.
O Think Plastic tem 180 empresas apoiadas, número que cresceu significativamente sobre o começo de 2020, quando elas eram menos de 100. Do total de empresas do programa, 135 exportaram de janeiro a maio deste ano para 84 países. Sobre os mesmos meses do ano passado, houve aumento de 16,3% no número de exportadores e de 3,7% no número de destinos atendidos. As companhias do Think Plastic respondem por 42,4% das exportações do Brasil no setor em valores e por 63,3% do total em volume.
A indústria brasileira do setor como um todo também aumentou a comercialização internacional no período.