RESOLUÇÃO GECEX Nº 477, DE 10 DE MAIO DE 2023

Altera a Lista de Autopeças Não Produzidas constante dos Anexos III da Resolução Gecex nº 284, de 21 de dezembro de 2021.

O COMITÊ-EXECUTIVO DE GESTÃO DA CÂMARA DE COMÉRCIO EXTERIOR, no uso da atribuição que lhe confere o art. 6º, incisos IV, do Decreto nº 11.428, de 2 de março de 2023, com fundamento no disposto no Decreto nº 6.500, de 2 de julho de 2008, no Decreto nº 8.278, de 27 de junho de 2014, no Decreto nº 8.797, de 30 de junho de 2016, no Decreto nº 10.343, de 8 de maio de 2020, e na Resolução nº 368, de 20 de julho de 2022, da Câmara de Comércio Exterior, e tendo em vista a deliberação de sua 203ª reunião ordinária, ocorrida em 09 de maio de 2023, resolve:

Art. 1º – Ficam excluídos do Anexo I da Resolução Gecex nº 284, de 21 de dezembro de 2021, os Ex-tarifários de autopeças listados no Anexo I desta Resolução.

Art. 2º – Ficam incluídos no Anexo I da Resolução Gecex nº 284, de 2021, os Ex-tarifários de autopeças listados no Anexo II desta Resolução.

Art. 3º – Fica excluído do Anexo II da Resolução Gecex nº 284, de 2021, o Ex-tarifário de autopeça listado no Anexo III desta Resolução.

Art. 4º – Fica incluído no Anexo II da Resolução Gecex nº 284, de 2021, o Ex-tarifário de autopeça listado no Anexo IV desta Resolução.

Art. 5º – Esta Resolução entra em vigor sete dias após a data de sua publicação.

GERALDO JOSÉ RODRIGUES ALCKMIM FILHO – Presidente do Comitê

ANEXO I

NCM

Nº do Ex

3917.40.90

016

3917.40.90

018

3926.90.90

170

3926.90.90

171

4009.42.90

006

4016.93.00

078

4016.93.00

041

4016.93.00

042

4016.93.00

035

4016.93.00

068

4016.99.90

058

4016.99.90

060

4016.99.90

061

4016.99.90

062

4016.99.90

063

4016.99.90

064

4016.99.90

056

7304.31.10

003

7304.51.19

002

7306.50.00

002

7306.50.00

018

7318.29.00

010

7320.20.10

010

7326.19.00

023

7326.19.00

019

7326.90.90

042

7326.90.90

039

7412.20.00

006

7412.20.00

007

7616.99.00

035

8409.91.90

146

8409.91.90

147

8409.99.12

013

8409.99.12

014

8409.99.69

011

8409.99.99

056

8409.99.99

057

8409.99.99

058

8409.99.99

054

8409.99.99

055

8409.99.99

083

8412.21.10

079

8412.21.10

080

8412.21.10

080

8413.30.30

021

8413.30.30

020

8413.30.90

024

8413.70.80

148

8413.70.80

148

8414.59.90

064

8414.80.19

003

8421.99.10

006

8421.99.99

161

8481.20.90

173

8481.20.90

172

8481.30.00

045

8481.40.00

052

8481.80.92

066

8481.80.92

066

8481.80.97

017

8481.80.99

130

8481.80.99

131

8481.80.99

132

8481.80.99

133

8481.80.99

134

8481.80.99

135

8481.90.90

091

8481.90.90

093

8481.90.90

096

8481.90.90

092

8481.90.90

095

8482.40.00

003

8482.80.00

002

8482.91.19

004

8483.10.20

007

8483.10.90

032

8483.30.29

007

8483.30.90

016

8483.60.90

062

8483.60.90

062

8483.90.00

118

8483.90.00

118

8501.10.19

029

8501.53.10

008

8511.90.00

070

8511.90.00

069

8512.20.19

015

8512.20.22

011

8512.20.22

017

8512.20.22

016

8512.20.22

018

8512.20.23

018

8512.20.23

018

8512.90.00

062

8525.89.19

012

8536.41.00

006

8536.50.90

198

8536.50.90

199

8536.50.90

200

8536.50.90

196

8536.50.90

212

8536.50.90

212

8536.90.90

046

8536.90.90

069

8544.42.00

034

8544.42.00

035

8544.42.00

036

8708.29.99

323

8708.29.99

324

8708.30.19

026

8708.30.19

027

8708.30.19

028

8708.30.19

029

8708.30.19

030

8708.30.19

031

8708.30.19

032

8708.30.90

041

8708.30.90

127

8708.30.90

128

8708.30.90

131

8708.30.90

137

8708.30.90

182

8708.30.90

183

8708.30.90

184

8708.30.90

185

8708.30.90

186

8708.40.80

028

8708.40.90

187

8708.50.99

080

8708.80.00

116

8708.80.00

050

8708.80.00

142

8708.80.00

088

8708.80.00

089

8708.80.00

070

8708.91.00

025

8708.94.83

008

8708.94.90

093

8708.94.90

061

8708.94.90

062

8708.94.90

070

8708.94.90

071

8708.94.90

073

8708.94.90

075

8708.94.90

078

8708.94.90

011

8708.94.90

057

8708.95.29

010

8708.99.90

301

8708.99.90

305

8708.99.90

304

8708.99.90

302

8708.99.90

290

8708.99.90

287

9031.80.99

013

9032.89.29

246

9032.89.29

248

9032.89.29

211

9032.89.81

010

9032.89.89

077

9032.89.89

078

9032.89.90

019

9032.89.90

020

9401.99.00

122

ANEXO II

NCM

Nº do Ex

Descrição

3926.90.90

174

Borracha de material Vinil Metil Silicone (VMQ), injetada e com geometria complexa cujas dimensões estão entre 11 mm e 35 mm, responsável pela vedação do motor de partidas contra entrada de água e partículas externas, em material com propriedade antichama até 700 Graus Celsius e característica de auto extinção de chama quando a fonte de calor responsável pela combustão é removida, protegendo o motor de combustão de chamas oriundas da operação do motor de partida em sobrecarga.

8414.90.39

104

Atuadores pneumáticos de uso exclusivo no sistema de controle de válvulas de alívio de pressão ou do conjunto regulador que controla a abertura e fechamento das aletas do sistema de geometria variável, com ou sem sensor de posição, utilizado em turboalimentadores de ar acionados pelos gases de escapamento dos motores de combustão interna dos veículos automotivos.

8414.90.39

105

Rotor do compressor fresado e balanceado a partir de um “blank” de alumínio forjado ou uma barra de alumínio extrudada, utilizado na montagem de turboalimentadores de ar acionados pelos gases de escapamento dos motores de combustão interna de veículos automotivos.

8537.10.90

108

Subconjunto dispositivo comando multifunção de uso volante direção automotivo, número funções variadas acoplado do lado direito e/ou esquerdo, material constitutivo termoplástico acabamento pintado, com ou sem iluminação; com ou sem conectores de interface; múltiplos números de vias e múltiplas cores com tensão 10,5V a 15V.

8708.29.99

401

Massa de inércia responsável pelo acionamento do sensor mecânico secundário, utilizada nos cintos de segurança, com três modelos diferentes; modelo 1, material conforme EN 1774 Zn Al4 Cu1 e dimensões aproximadas (diâmetro) 34 mm x4.9 mm; modelo 2, material conforme (GD Zn Al 4 Cu 1Z410) e dimensões aproximadas 32 x 20 x 4.5 mm; modelo 3, material conforme (GD Zn Al 4 Cu 1 (Z 410)) e dimensões aproximadas 27 x 13.5 x 7.7 mm.

8708.29.99

402

Placa mecanismo, responsável por integrar todos os sensores de acionamento dos cintos de segurança, fabricadas em plástico injetado POM (poliacetal), com dimensões aproximadas de 80 mm x 66 mm x 16 mm.

8708.29.99

403

Conjunto sensor mecânico, responsável pelo travamento principal do cinto de segurança, composto de alojamento fabricado em plástico injetado policacetal (POM), unha de travamento fabricada em plástico injetado policacetal (POM) e haste de montagem fabricada em aço DIN 17440-1.4310 ou 1.4305, esfera de acionamento fabricada em aço inoxidável AISI 1015 ou DIN C15E ou EN 10088-3, dimensões do conjunto aproximadas 24 mm x 16.7 mm x 20 mm.

8708.80.00

144

Conjunto formado por 01 a 04 peças estampadas, de aço (SAPH440-P), com espessura variável de 1,2 mm a 5,0 mm ao longo do seu comprimento, soldado pro processo de solda MAG, com comprimento variável de 30,0 mm a 1200,0 mm, com peso variável de 0,02 kg até 8,0 kg, próprio para compor órgão de transmissão de veículos automotivos.

8708.80.00

145

Conjunto formado por 2 a 5 peças estampadas, de aço (SAPH440-P), com espessura variável entre 2,0 mm a 5,0 mm ao longo do seu comprimento, soldadas por processo de solda MAG, com peso variável de 1,4 kg até 11,4 Kg, próprio para fixação de componentes em sistemas de suspensão de veículos automotivos.

9401.99.00

136

Setor dentado de aço média liga e baixo carbono (SAE 4130), com 3 ou 4 dentes, estampado pelo processo (fine blanking), com tratamento térmico de têmpera total e revenimento, dureza de 65 HRN, comprimento total de 110,67 mm ou 122,01 mm, altura de 25,67 mm ou 25,89 mm e espessura de 4,50 mm, com peso aproximado de 61,80 g ou 65,64 g, variando de acordo com a quantidade de dentes, utilizado para ajuste de posição longitudinal e travamento de bancos dianteiros de veículos automotores.

3917.40.90

026

Elemento cônico; contendo poliamida (PA12 GF30); com diâmetro externo de 12,95 mm a 25,4 mm (+- 0,05), largura de 8,12 mm a 12,6 mm (+- 0,1 mm), dotado de orifício com diâmetro de 1,5 mm (+- 0,05 mm) para a detecção de falha na montagem do tubo de PA, dotado de 6 a 8 ranhuras no diâmetro interno, para tubos de PA com dimensões entre 6 x 1 mm e 16 x 2 mm, tolerância geométrica de acordo com ISO 1101; usado na fabricação de conexão para freio pneumático e/ou sistemas pneumáticos auxiliares; com função de assegurar a posição dos componentes internos (anel metálico, anel o ring contra contaminação, anel o ring de vedação principal e suporte de tubo) e detectar a falha na montagem do tubo de PA; com aplicação em automóveis, veículos comerciais leves, caminhões, ônibus, máquinas agrícolas autopropulsadas, máquinas rodoviárias autopropulsadas.

3917.40.90

027

Conector de engate rápido; contendo poliamida; com comprimento entre centros de 53,8 mm (+-1,0 mm), altura entre centros de 19,2 mm (+-1,0 mm), altura total de 35,4 mm, para tubulações com diâmetro interno de 10,0 mm, do tipo fêmea, com 45 graus; usado na fabricação de tubo de combustível; com função de conector do sistema de condução de combustível; com aplicação em automóveis.

3926.90.90

175

Suporte; contendo plástico (PA6.6); com dois orifícios para inserção de terminais metálicos, com comprimento aproximado de 17 mm, largura aproximada de 16,6 mm (+- 0,1 mm) e altura aproximada de 7,2 mm; usado na fabricação de sensores do sistema de freio ABS (Anti-lock braking system); com função de acomodar terminais metálicos e servir como base para a sobreinjeção plástica de conector; com aplicação em automóveis.

3926.90.90

176

Acessório tubular; contendo silicone; com comprimento aproximado de 92 mm (+- 2mm), diâmetro externo aproximado de 8 mm e diâmetro interno aproximado de 3 mm; usado na fabricação de cabos de sensores do sistema de freio ABS (Anti-lock braking system); com função de proteger os cabos contra exposição às partes móveis da suspensão; com aplicação em automóveis.

4009.42.90

008

Conjunto das mangueiras de arrefecimento, retorno do motor, em borracha EPDM com reforço, unidas por conexões, nas dimensões 415,2mm, 123,8mm e 586,8mm, caracterizada como tubo de borracha reforçado com outros materiais e com conexões, aplicado a veículos automotivos; PN 5A44476.

4016.93.00

088

Gaxeta tipo “L”, fabricada em borracha EPDM (etileno-propileno-dieno), dureza de 75 IRH (+- 5 IRH), diâmetro externo de 25,2 a 35,2 mm (+- 0,20 mm), diâmetro interno de 18 a 29 mm (+- 0,20) mm, espessura de 3,55 mm (+- 0,20 mm), temperatura de trabalho e teste entre -40 e +150 graus IRH, peso de 0,4 a 0,8 g, utilizada no cilindro mestre de veículos automóveis.

4016.93.00

089

Gaxeta tipo “R”, fabricada em borracha EPDM (etileno-propileno-dieno), diâmetro externo de 26,25 a 35,77 mm (+- 0,20 mm), diâmetro interno de 18,45 mm a 27,97 mm (+- 0,15 mm), espessura de 4 mm (+- 0,1 mm), dureza de 85 IRH (+- 4 IRH), peso de 0,65 a 0,95 g (+- 5%), deve ser funcional em um intervalo de temperatura de teste entre -40 e +150 graus IRH ou IRHD, utilizada no cilindro mestre de veículos automóveis.

4016.93.00

090

Anel de vedação utilizado em pinças de freios a disco automotivos, mantém altas vedações nas condições de pressões e temperaturas altas e baixas, na ausência de pressão hidráulica tem a função de fazer retornar o pistão hidráulico e evitar seu afastamento longo para que não haja perda de curso do pedal, capacidade de manter as características físicas em condições adversas, em material EPDM (borracha etileno-propileno-dieno), com tratamento superficial “glass shot” (jateamento por esferas de vidro), dimensões externas de diâmetro mínimas 61,7 mm e máxima 71,6 mm, espessura 3,18 mm, dureza IRHD 70 (+ – 5), rugosidade de superfície Ra 0,6 a 2,8 (Rz 2 a 12).

4016.93.00

091

Selo de vedação; contendo aço (ASTM A227) e elastômero (V0737); com rotação de trabalho de 1500 rpm, diâmetro externo maior de 79,00 mm, diâmetro do eixo de 42,97 mm, temperatura de trabalho de -40 graus Celsius a 163 graus Celsius; usado na fabricação de eixos diferenciais dianteiros; com função de vedação do pinhão; com aplicação em automóveis, veículos comerciais leves.

4016.99.90

069

Defletor; contendo aço (SAE 1008-1010); com comprimento nominal de 4,25 mm, diâmetro externo nominal de 28,10 mm a 29,80 mm; usado na fabricação de árvores de transmissão (cardan); com função de vedação dos rolamentos da junta universal contra impurezas e evitar vazamento de óleo dos rolamentos; com aplicação em automóveis, veículos comerciais leves.

4016.99.90

070

Copo de vedação; contendo borracha EPDM, não alveolar; processo de fabricação por injeção, diâmetro externo de 19 mm (+- 0,2 mm), espessura de 3,7 mm (+- 0,25 mm), variação menor que +- 0,1 mm, rebarba máxima permitida no ponto de injeção de 0,15 mm, variação menor que +- 0,05 mm no diâmetro do furo central, peso aproximado 0,75 g; usado na fabricação de alavanca do freio; função proteger a interface entre o prato móvel e o diâmetro interno do pistão do caliper; com aplicação em automóveis.

4016.99.90

071

Guarda pó de pino; contendo borracha EPDM, não alveolar; com processo de vulcanização ou injeção, proteção superficial de zinco, colado e moldado sob um retentor de aço baixo carbono, com range de tolerância de +- 0,05mm em seu diâmetro externo, erro de perpendicular menor que 0,1 mm com relação a face de apoio da borracha, espessura 0,955 mm, dimensões 25,75 mm (+- 1 mm) x 12,7 mm (+- 1 mm) e peso aproximado 6 g; usado na fabricação de conjunto suporte do freio a disco; com função de proteger os componentes contra resíduos sólidos e líquidos; com aplicação em automóveis.

4016.99.90

072

Guarda pó; contendo borracha EPDM, não alveolar e aço alto carbono; processo de fabricação por injeção ou vulcanização e extrusão em um inserto metálico estampado, diâmetro de 49,55 mm com tolerância de +- 0,15, espessura de 7,5 mm e tolerância de +- 0,50 mm, com rugosidade na face externa entre 3,2 Ra a 6,3 Ra, peso aproximado 6 g; usado na fabricação de conjunto do freio; com função de vedar a interface entre o guarda pó e o caliper; com aplicação em automóveis.

4016.99.90

073

Guarda pó; contendo borracha EPDM, não alveolar e aço alto carbono; com processo de fabricação por injeção ou vulcanização, estampagem, extrusão e dobramento, conformação a frio, diâmetro externo com tolerância de + 0,1 mm, rugosidade superficial mínima 2,4 Ra, com inserto metálico posicionado a um campo de tolerância de +- 0,25 mm, diâmetro de 59 mm (+- 1 mm) x 10 mm (+- 1 mm), peso aproximado 12 g; usado na fabricação de conjunto do freio; com função de vedar a interface entre o guarda pó e o caliper; com aplicação em automóveis.

4016.99.90

074

Guarda pó; contendo borracha EPDM, não alveolar; com processo de injeção ou vulcanização, com tolerâncias geométricas de acordo com a ISO 2768-2 classe H, tolerâncias dimensionais com a ISO 2768 2 classe M e textura conforme ISO 1302, dureza durante ensaio de envelhecimento (70 a 100 graus Celsius) com variação menor que 5 pontos e no máximo 10 pontos em ensaio de envelhecimento no fluído de freio (70 h a 120 graus Celsius), diâmetro 28,5 mm (+- 1 mm) x 10,7 mm (+- 1 mm), peso aproximado 3 g; usado na fabricação de conjunto de freio; com função de proteger os componentes contra resíduos sólidos e líquidos ; com aplicação em automóveis.

4016.99.90

075

Junta de borracha; contendo material a base de epiclorohidrina (ECO); com dimensões máximas de 163 mm x 88 mm x 14 mm, com perfil de 4,5 mm de altura e 2,4 mm de largura, com dureza de 62 +- 5 Shore A, densidade de 1,38 g/cm3 e resistência à tração de 9,5 MPa (+-3,5 MPa); usado na fabricação de tampa de válvulas; com função de vedação entre ar e óleo para garantir que o óleo separado do ar retorne para o cárter; com aplicação em caminhões, ônibus.

7304.31.10

005

Tubo sem costura; contendo aço carbono estirado a frio; com diâmetro externo de 20,5 mm (+-0,1 mm), comprimento total de 62,0 mm, peso aproximado de 0,07 kg; usado na fabricação de bucha de suspensão; com função de proporcionar rigidez e estabilidade à bucha e permitir a alocação da contra peça de montagem do veículo no sistema de suspensão; com aplicação em automóveis.

7306.50.00

019

Tubo bruto de aço laminado com costura comprimentos entre 247,55 mm +/- 0,1 a 360,50 mm +/- 0,1, diâmetro interno de 18 mm+/- 0,04, diâmetro externo de 24,5mm +/-0,03, rugosidade superficial de Ra1.6, batimento axial de 0,05 mm, batimento radial de 0,15 mm, dois chanfros nas extremidades finais internas de 45 graus +/-2 e 15 graus +/- 2 e um chanfro nas extremidades finais externas de 15 graus +/- 2, para árvore de cames integrada à tampa de cabeçote.

7306.50.00

020

Tubo; contendo aço refinado de baixo carbono usinado e soldado; com diâmetro externo de 18,0 mm a 24,0 mm, espessura de parede de 2,0 mm a 2,5 mm, com flancos usinados com tolerância linear de +-0,1 mm, comprimento total de 195,0 mm a 370,0 mm, sem rebarbas; usado na fabricação de eixo de árvore principal ou eixo intermediário para colunas de direção; com função de fixar e unir o volante ao eixo intermediário ou atuar como estrutura principal do eixo; com aplicação em automóveis, veículos comerciais leves.

7318.29.00

041

Pino de posição e trava com formato cilíndrico, com comprimento nominal entre 17 mm e 24 mm e diâmetro nominal entre 2,5 mm e 6 mm, feito em aço C72 NASTRO BON, X47Cr14 ou X30Cr13 pelo processo de usinagem de precisão, utilizado em corpos de borboleta e no conjunto atuador eixo-pistão de unidade atuadora de kits de transmissão manual automatizada.

7320.20.10

022

Mola helicoidal e cilíndrica em aço, dureza de 32,38N/mm a 4.706 N/mm, dimensões de 326,4 mm de altura, uso exclusivo em suspensão dianteira, lado esquerdo e direito de veículos automotivos; PN 6884939.

7326.19.00

028

Prato da suspensão; contendo aço de baixo carbono não ligado (SPH270C), estampado, com pintura (KTL); com diâmetro interno de 108,6 mm (+-0,75 mm), altura de 24,90 mm (+1,7 mm a -0,3 mm); usado na fabricação de coxim de suspensão; com função de alojar os componentes do coxim que fixam a barra na suspensão; com aplicação em automóveis.

7326.19.00

029

Corpo tubular interno; contendo aço forjado; com diâmetro nominal externo nas extremidades de 21 mm (+-0,1 mm), diâmetro nominal externo na parte central de 29 mm (+-0,2 mm); usado na fabricação de buchas de suspensão; com função de proporcionar rigidez e estabilidade à bucha e permitir a alocação da contra peça de montagem do veículo no sistema de suspensão; com aplicação em automóveis.

7326.90.90

047

Trava de fixação; contendo aço carbono, com processo de estampagem e conformação, tratamento térmico de austêmpera e proteção superficial de zinco níquel; com diâmetros de 13 mm (+- 1 mm) e 10,3 mm (+-0,5 mm), rebarbas máximas de 0,03 mm, comprimento 21 mm (+- 0,5 mm) e peso aproximado 3 g; usado na fabricação de freio de estacionamento; com função de transferir a força do cabo para a alavanca e garantir travamento do cabo na posição correta; com aplicação em automóveis.

7326.90.90

048

Prato; contendo aço laminado com alto teor de carbono; com diâmetro externo de 45 mm a 64 mm com tolerância de concentricidade de 0,3 mm, espessura de 3,1 mm (+-0,3 mm); usado na fabricação de buchas de suspensão; com função de proporcionar rigidez e estabilidade à bucha e permitir a alocação da contra peça de montagem do veículo no sistema de suspensão; com aplicação em automóveis.

7412.20.00

011

Bico metálico de engate rápido para mangueira; contendo liga de latão (CuZn39Pb3); com altura de 57,4 mm (+- 0,3 mm), diâmetro de 17,5 mm a 20,0 mm (+-0,1 mm), dotado de uma extremidade com 18 estrias (abertura de 60 graus) para travamento rotacional e uma extremidade com bico para mangueira (com três rebaixos de 12 graus (+- 3 graus)) e um canal para identificação de vazamento; usado na fabricação de conexão para freio pneumático e/ou sistemas pneumáticos auxiliares; com função de assegurar a união entre mangueira e conexão e detectar falha de montagem através de vazamento controlado; com aplicação em automóveis, veículos comerciais leves, caminhões, ônibus, máquinas agrícolas autopropulsadas, máquinas rodoviárias autopropulsadas.

7412.20.00

012

Capa metálica roscada; contendo liga de latão (CW614N S); com rosca de M17x1,5, altura de 21,5mm (+- 0,26 mm), diâmetro de 21mm (+- 0,11 mm), usado na fabricação de conexão pneumática para mangueiras de borracha; usado na fabricação de conexão para freio pneumático e/ou sistemas pneumáticos auxiliares; com função de assegurar a posição dos componentes internos (anel metálico, anéis o ring) da conexão pneumática além de permitir a manutenção através da desmontagem; com aplicação em automóveis, veículos comerciais leves, caminhões, ônibus, máquinas agrícolas autopropulsadas, máquinas rodoviárias autopropulsadas.

7616.99.00

043

Suporte metálico; contendo alumínio injetado sob pressão; com comprimento de 162,3 mm (+-0,3 mm), largura de 74,4 mm (+-0,3 mm), peso aproximado de 0,33 kg; usado na fabricação de suporte de suspensão; com função de alojar os componentes da bucha que fixam a barra na suspensão; com aplicação em automóveis.

8409.91.90

155

Anel de inércia; contendo ferro fundido cinzento (EN-GJL-250-EN1561); com diâmetro externo de 145 mm (0 a -0,063mm) tolerância de eixo h8, diâmetro interno de 120,3 mm (+- 0,05 mm), tolerância de furo JS9, dotado de polia múltipla com arestas afiadas, altura de 27,5 mm (+-0,15 mm), com rugosidade da parte interna de 2,5 micrometros e rugosidade geral da peça de 6,3 micrometros, peso aproximado de 0,65 kg; usado na fabricação de amortecedores de vibrações torcionais (TVD); com função de transmitir a potência do virabrequim à correia Poly V, após filtragem de vibrações; com aplicação em automóveis.

8409.91.90

156

Cubo da polia; contendo ferro fundido nodular (EN-GJS-450-10 EN1563); com diâmetro externo de 116,0 mm (+-0,0435 mm) tolerância de eixo js9, diâmetro do furo central passante de 13,5 mm (0 a + 0,027 mm) com tolerância de furo H8, largura de 25,0 mm (+- 0,1 mm) com tolerância de paralelismo de 0,15 mm e de planeza de 0,1 mm, rugosidade do encaixe do eixo de 1,6 micrometros e rugosidade geral da peça de até 6,3 micrometros, dotado de 4 furos oblongos na face, com fundição livre de retrações, porosidade e furos de sopro, peso aproximado de 0,615 kg; usado na fabricação de amortecedores de vibrações torcionais (TVD); com função de Transmitir a potência do virabrequim ao anel de inércia; com aplicação em automóveis.

8409.99.12

020

Carter para armazenagem de óleo lubrificante, próprio para uso em motores de ignição por compressão (diesel) de veículos comerciais, caminhões, chassis e ônibus, fabricado em resina viniléster reforçada com fibra de vidro (37%), com dimensões de 1.171 mm x 379 mm x 308 mm e peso estimado de 9,5 kg, com capacidade máxima para 31 litros e dotado de sensores de temperatura e de nível de óleo.

8409.99.12

021

Carter para armazenagem de óleo lubrificante, próprio para uso em motores de ignição por compressão (diesel) de veículos comerciais, caminhões, chassis e ônibus, fabricado em chapa de aço de 2 mm, com dimensões de 931 mm x 349 mm x 300 mm e peso estimado de 9,1 kg, com capacidade máxima para 26,5 litros e dotado de sensores de temperatura e de nível de óleo.

8409.99.69

012

Bico injetor de combustível para motores de ignição por compressão (diesel) de veículos comerciais, caminhões, chassis e ônibus, fabricado em aço inoxidável, aço liga cromo-molibdênio e revestimento DLC (“diamond like carbon”), com capacidade de efetuar 8 pulsos de injeção dentro do intervalo (ou ciclo) do motor, injeção realizada dentro de um tempo de +/- 200 microssegundos, queda de pressão entre a entrada do injetor e a bolsa do bico durante um evento de injeção inferior a 15% da pressão do “common rail” a 2.400 bar e com fluxo de 2,5 litros/minuto, dimensionado para operar com variações de temperatura em torno de – 40 graus Celsius a + 400 graus Celsius e pode conter uma bomba acoplada.

8409.99.99

092

Tubulação do sistema de recirculação de gases do escapamento, para uso em motores de ignição por compressão (diesel) de veículos comerciais, caminhões, chassis e ônibus, dimensionada para suportar gases com temperaturas de até 350 graus Celsius, com diâmetro externo de 42,2 mm e corpo em “L” com seções corrugadas e flanges de conexão fabricados em aço inoxidável, com dimensões aproximadas de 500 mm x 220 mm e peso de 1,311 kg.

8409.99.99

093

Tubulação do sistema de recirculação de gases do escapamento, para uso em motores de ignição por compressão (diesel) de veículos comerciais, caminhões, chassis e ônibus, dimensionada para suportar gases com temperaturas de até 200 graus Celsius e pressão máxima de até 100 kPa, com diâmetro externo de 42,2 mm e corpo em “U” com cotovelos corrugados e flanges de conexão fabricados em aço inoxidável (AISI 321), com dimensões aproximadas de 500 mm x 150 mm e peso de 1,989 kg.

8409.99.99

094

Tampa de proteção da caixa de engrenagens de motores de ignição por compressão (diesel) de veículos comerciais, caminhões, chassis e ônibus, fabricada em poliamida reforçada com fibra de vidro (material PA66 GF35), com dimensões de 422 mm x 198 mm x 109 mm e peso estimado de 1,5 kg.

8409.99.99

095

Dispositivo atuador da válvula de escape dos gases, utilizado para potencializar o freio motor de veículos comerciais, caminhões, chassis e ônibus, dotado de atuador controlado eletronicamente e acionado por solenoide do tipo “Dual Lead” em 24 V e com uma carga de mola requerida de 65 PSI.

8409.99.99

096

Carcaça para gerenciamento do fluxo e pressão do óleo lubrificante de motores de ignição por compressão (diesel) de veículos comerciais, caminhões, chassis e ônibus, fabricada em liga de alumínio fundido (AlSi9Cu3(Fe)) e usinada, dimensionada para operar com pressão máxima de 2.600 kPa e temperatura na faixa de – 40 graus Celsius a 130 graus Celsius, dotada de válvulas mecânicas e eletrônicas acionadas via sinais da ECU (unidade de controle eletrônico do motor), sensor de pressão e conectores.

8409.99.99

097

Corpo rosqueado; contendo aço (38SMn28, 36SMnPb14 ou 38SMnPb28); com dois furos de diâmetro 1,9 mm (+- 0,12 mm) ou quatro furos de diâmetro 1,6 (+- 0,5 mm) para vazão do óleo, tolerância de rugosidade Ra de 3,2 micrometros e comprimento máximo do corpo de 21 mm a 25,2 mm (+-0,5 mm); usado na fabricação de bico injetor de óleo; com função de alojar o conjunto mecânico de acionamento, constituído de esfera, mola e batente e permitir a passagem de óleo para o bico; com aplicação em automóveis.

8412.21.10

081

Atuador mecânico de dupla ação, de percurso linear, constituídos por um cilindro e um pistão móvel conectado a uma haste, com diâmetro externo de 86,6 mm, diâmetro interno 76,2 mm, haste com diâmetro 32 mm, curso de 168,5 mm, pressão de trabalho 20,7 MPa (3000 PSI), peso aproximado 11,4 kg próprio para aplicação em barras de pulverizadores autopropelidos.

8412.21.10

082

Atuadores mecânicos de dupla ação, de percurso linear, constituídos por um cilindro e um pistão móvel conectado a uma haste, utilizados em máquinas autopropulsadas, com pressão de teste compreendida entre 55 MPa e 60 MPa, diâmetro externo da camisa compreendido entre 138 mm e 167 mm, diâmetro interno da camisa compreendido entre 115 mm e 150 mm, diâmetro da haste compreendido entre 80 mm e 110 mm e curso da haste compreendido entre 1000 mm e 1460 mm.

8412.21.10

083

Atuador mecânico fabricado em aço regular (1018), com dimensões de 62,503 mm x 101,000 mm x 101,600 mm e peso de 16,144 kg, espessura com a parte do diâmetro maior de 101,6 mm +/- 1,5mm próprio para amortecimento por arruelas aplicado na estabilização das barras de pulverização dos pulverizadores autopropelidos.

8413.30.30

030

Bomba de engrenagem (31 dentes) e deslocamento fixo, para fornecimento e pressurização de óleo lubrificante em motores de ignição por compressão (diesel) de veículos comerciais, caminhões, chassis e ônibus, com carcaça fabricada em liga de alumínio injetado sob pressão, deslocamento volumétrico máximo de 90 litros/minuto e pressão de 4 bar a 2.400 rpm.

8413.30.30

031

Bomba de engrenagem (com 41 dentes) e deslocamento variável, para controle do fluxo de óleo lubrificante em motores de ignição por compressão (diesel) de veículos comerciais, caminhões, chassis e ônibus, com deslocamento volumétrico de 74 cm3/minuto, rotação nominal de 450 a 2.400 rpm e temperatura máxima do óleo de 125 graus Celsius.

8413.30.90

037

Bomba centrífuga do sistema de arrefecimento de motores de ignição por compressão (diesel) de veículos comerciais, caminhões, chassis e ônibus, com carcaça fabricada em alumínio injetado sob pressão, vazão de 560 litros/minuto na pressão de 2,5 bar e peso estimado de 8,4 kg.

8413.70.80

149

Bomba centrifuga para líquidos, com uma ou duas saídas do tipo bico fino, para utilização em lavadores de para-brisa automotivos, com motor interno com vazão máxima de 72 L/h e pressão máxima de 0,88 bar, com tensão de alimentação de 12 V ou de 24 V.

8413.70.80

150

Bomba do tipo centrífuga rotativa, com suporte em ferro fundido e válvula reguladora de pressão e controle de fluxo, em trabalho a 2200 RPM consome potência de 340 watts, temperatura de 50 graus celsius, e vazão de 22 L/min e pressão de 1,4 bar do sistema de acionamento do ventilador do conjunto de arrefecimento e refrigeração do motor a diesel para tratores agrícolas.

8414.59.90

089

Ventilador axial acionado eletronicamente via sinal PWM, com torque máximo de 120 Nm e dotado de hélices com diâmetro de 650 mm, para uso no sistema de arrefecimento do motor de ignição por compressão (diesel) de veículos comerciais, caminhões, chassis e ônibus.

8414.80.19

165

Compressor de ar de paletas rotativas com capacidade volumétrica de até 310 l/min (litros por minuto), consumo de potência de até 3,4 kW sem motor elétrico e pressão de serviço de até 13 bar, possui sensor de temperatura, válvula de segurança, sensor de nível de óleo e filtro de óleo integrado, com acionamento por meio de um eixo acoplado por intermédio de um acoplamento rígido e uma flange intermediária, a um motor elétrico trifásico com rotação de até 2500 rpm, aplicado em veículos comerciais para fornecimento da energia necessária para o sistema de freios pneumáticos e acionamento dos demais acessórios do veículo; é composto por bloco de alumínio, eixo rotor em aço, rotor em ferro fundido e paletas rotativas em ferro fundido, vedações em borracha, peso aproximado de 16 kg e dimensões máximas de 293 mm de altura x 283 mm de largura x 258 mm de comprimento.

8414.90.39

106

Placa intermediária do compressor de ar bi cilíndrico utilizada em veículos comerciais, com a função de realizar a separação das câmaras de água e ar do compressor e a vedação entre as câmaras através das juntas que são montadas sobre ela, melhorando o resfriamento do conjunto; fabricada em aço carbono que resiste às pressões de até 14 bar, com dimensões externas de 253,3mm x 151mm x 5mm e peso aproximado de 1,2 kg.

8421.99.99

164

Corpo do filtro de ar; contendo aço, polímero, componentes eletrônicos, tampa, fixadores, mangueira, indicador; com comprimento total de 570 mm a 580 mm, diâmetro máximo de 347 mm (+-1,5 mm), peso aproximado de 3,9 kg, processo de fabricação de injeção plástica e montagem de componentes; usado na fabricação de conjunto montado de filtro de ar; com função de base estrutural para o elemento filtrante e demais componentes; com aplicação em máquinas agrícolas autopropulsadas, máquinas rodoviárias autopropulsadas.

8481.20.90

182

Válvula solenoide direcional, do tipo cartucho; contendo corpo da válvula em aço e da bobina em plástico; com quatro vias e duas posições, pressão de trabalho de 241 bar, vazão máxima de 38 l/m, tensão nominal de 12 Vcc, resistência da bobina de 6,6 ohms e temperatura de trabalho de -30 graus Celsius a 100 graus Celsius, com comprimento de 120,7 mm; usado na fabricação de válvula divisora de fluxo; com função de direcionar o fluido hidráulico conforme atuação requerida da válvula no trator; com aplicação em máquinas agrícolas autopropulsadas.

8481.20.90

183

Válvula direcional, do tipo cartucho; contendo corpo da válvula em aço e da bobina em plástico; com três vias e duas posições, pressão de trabalho de 103 bar, vazão máxima de 30l/m, tensão nominal de 12 Vcc, resistência da bobina de 6,6 ohms e temperatura de trabalho de -30 graus Celsius a 100 graus Celsius, com comprimento aproximado de 105,6 mm; usado na fabricação de válvula divisora de fluxo; com função de direcionar o fluido hidráulico conforme atuação requerida da válvula no trator; com aplicação em máquinas agrícolas autopropulsadas.

8481.30.00

046

Válvula de controle; contendo corpo da válvula em poliamida (PA6.6), membrana interna em borracha (FVMQ); com pressão de acionamento de 0,5 bar, diâmetro maior de 30,0 mm, comprimento total de 57,7 mm (+-1,0 mm), diâmetro do furo interno de 5,1 mm; usada na fabricação de tubo de vapor de combustível; com função de controlar a passagem de vapor de combustível; com aplicação em automóveis.

8481.40.00

054

Válvula de controle de fluxo de combustível; contendo aço inox; com comprimento de 12,3 mm, diâmetro externo de 6,6 mm; usado na fabricação de tubulação de combustível; com função de controlar o fluxo e manter a pressão interna na tubulação de combustível de veículos de motor de combustão interna ou híbridos; com aplicação em automóveis, veículos comerciais leves, caminhões, ônibus, máquinas agrícolas autopropulsadas, máquinas rodoviárias autopropulsadas.

8481.80.92

070

Válvula direcional, do tipo slip in; contendo corpo em aço, vedações de borracha e conector predominantemente em plástico; com 2 posições e 3 vias, acionado por um solenóide embutido, dotado de conector eletrônico (AMP) Junior, comprimento total de 97,15 mm, largura de 52,20 mm, pressão máxima de trabalho 50 bar, com viscosidade de 10 mm/s (cSt) a 380 mm/s (cSt), temperatura de trabalho de -20 graus Celsius a + 80 graus Celsius, tensão de 24 VDC, com sinal PWM de 100 HZ com faixa de atuação de 300 mA a 730 mA; usada na fabricação de comandos direcionais hidráulicos; com função de Pilotar proporcionalmente o curso do embolo em comandos hidráulicos; com aplicação em máquinas agrícolas autopropulsadas, máquinas rodoviárias autopropulsadas.

8481.80.92

068

Válvula solenóide do tipo direcional, pilotada pneumaticamente, com acionamento elétrico e retorno automático por mola, com conector de 2 terminais, tensão de alimentação de 24 VDC, pressão de ar mínima de 4,5 bar e máxima de 10 bar, capaz de resistir a temperaturas de -40 a 120 graus Celsius, corpo com largura de 47 mm e altura de 44,1 mm, comprimento total de 136 mm e peso aproximado de 0,2 kg, própria para aplicação em caixas de transmissão de veículos automotivos.

8481.80.97

027

Válvula tipo borboleta ITV (“Intake Throttle Valve”) para controle da admissão de ar e da taxa de gases recirculados, através da diferença de pressão entre a admissão e a exaustão, em motores de ignição por compressão (diesel) de veículos comerciais, caminhões, chassis e ônibus, com carcaça fabricada em liga de alumínio fundido (material AlSi11Cu3), sensor de efeito Hall e motor elétrico com tensão de 24 V, temperatura do ar na faixa de – 40 graus Celsius a + 80 graus Celsius, pressão de admissão do ar de 340 kPa e frequência natural mínima para montagem de 250 Hz.

8481.80.99

183

Válvula para recirculação dos gases do sistema de exaustão (EGR – “Exhaust Gas Recirculation”) de motores de ignição por compressão (diesel) de veículos comerciais, caminhões, chassis e ônibus, com acionamento elétrico e carcaça fabricada em ferro fundido cinzento por processo de fundição contínua, temperatura de operação de – 30 graus Celsius a + 125 graus Celsius, temperatura máxima dos gases de exaustão de 210 graus Celsius, pressão máxima dos gases de exaustão de 0,50 MPa, tensão nominal de 28 V (mínima de 18 V), fluxo máximo dos gases de exaustão de 2.500 litros/minuto e operação de 0 a 90% da posição de curso em 180 milissegundos com 0 kPa delta de pressão entre a abertura e o fechamento da válvula.

8481.80.99

184

Válvula eletropneumática modulada por PWM (modulação de largura de pulso) para controle eletrônico de pressão em malha fechada de motores de ignição por compressão (diesel) de veículos comerciais, caminhões, chassis e ônibus, com carcaça fabricada em liga de alumínio fundido (AlSi9Cu3(Fe)), tensão de operação de 24 V, corrente de consumo máxima de 1,4 A, pressão nominal de 8,5 bar, pressão máxima de 13 bar, vazão máxima de 360 litros/minuto e temperatura de operação na faixa de – 40 graus Celsius a + 100 graus Celsius, dotada de 2 portas, sendo uma para controle do sistema de freio motor e outra para controle do turbocompressor.

8481.80.99

185

Válvula eletropneumática modulada por PWM (modulação de largura de pulso) para controle eletrônico de pressão em malha fechada de motores de ignição por compressão (diesel) de veículos comerciais, caminhões, chassis e ônibus, com carcaça fabricada em liga de alumínio fundido (AlSi9Cu3(Fe)), tensão de operação de 24 V, corrente de consumo máxima de 1,2 A, pressão nominal de 8,5 bar, pressão máxima de 13 bar, vazão máxima de 360 litros/minuto e temperatura de operação na faixa de – 40 graus Celsius a + 100 graus Celsius, dotada de uma porta para controle do sistema de freio motor.

8481.80.99

186

Válvula de controle direcional, acionada por solenoide, utilizada para controlar o fornecimento de óleo lubrificante em motores de ignição por compressão (diesel) de veículos comerciais, caminhões, chassis e ônibus, com carcaça fabricada em liga de alumínio fundido e usinada, vazão superior a 1,5 litros/minuto, pressão de trabalho máxima de 8 bar, pressão de pico de 10 bar e temperatura de operação entre 100 graus Celsius a 125 graus Celsius.

8481.80.99

187

Unidade de dosagem de solução de ureia (ARLA 32) na tubulação do escapamento de motores de ignição por compressão (diesel) de veículos comerciais, caminhões, chassis e ônibus, consistindo de válvula eletro-hidráulica para injeção controlada de solução de ureia e chicote elétrico de comunicação, dotada de resfriamento ativo de água, grau de proteção IPX7, barreira de capilaridade integrada e conector de alimentação de ARLA com medida SAE 5/16, com capacidade de aplicação de até 15 kg/h (tolerância de +/- 5%), frequência da dosagem de até 4 Hz, pressão nominal de 5 a 9 bar, temperatura de operação de – 40 graus Celsius a + 160 graus Celsius, temperatura máxima na ponta do injetor de 120 graus Celsius e tolerância do ângulo do spray de aplicação de +/- 5 graus.

8481.80.99

188

Conjunto de válvulas para recirculação dos gases de exaustão para a admissão, utilizado para controle de emissões em motores de ignição por compressão (diesel) de veículos comerciais, caminhões, chassis e ônibus, com corpo único formado por válvula direcional proporcional, tipo 4 vias e com 3 posições acionadas por solenoide e centradas por mola, válvula direcional proporcional, tipo 2 vias e com 2 posições acionadas por solenoide e chicote elétrico, com pressão de operação na faixa de 2 a 4,5 bar e carcaças fabricadas em ferro fundido.

8481.90.90

098

Corpo da válvula; contendo alumínio usinado de aplicação específica; com dois furos para vazão de óleo com diâmetro de 2 mm (+- 0,1 mm), comprimento do corpo de 47,6 mm, diâmetro externo de 14,9 mm (-0,1 mm), tolerância de cilindricidade do corpo de 0,005 mm, e tolerância de rugosidade de 1,6 micrometros; usado na fabricação de válvula solenóide; com função de canalizar o óleo; com aplicação em automóveis.

8481.90.90

099

Cartucho de válvula de controle de pressão; contendo aço endurecido; com processo de usinagem de precisão, com 4 vias e 3 posições, capacidade para suportar 1.000.000 de ciclos (norma NFPA T2.6.1), superfícies externas protegidas contra corrosão (norma ASTM B117), aplicações para até 345 bar, temperatura de trabalho de -40 graus Celsius a 70 graus Celsius, comprimento aproximado de 180,2 mm; usado na fabricação de bloco de válvula; com função de controlar a pressão do óleo hidráulico; com aplicação em máquinas agrícolas autopropulsadas, máquinas rodoviárias autopropulsadas.

8481.90.90

100

Cartucho de válvula solenoide e eletro proporcional; contendo componentes de aço endurecido; com processo de usinagem de precisão, com 4 vias e 3 posições, capacidade de suportar 1.000.000 de ciclos (norma NFPA T2.6.1.), superfícies externas protegidas contra corrosão vermelha no mínimo 12 horas (norma ASTM B117), aplicações de até 345 bar, temperatura de trabalho entre -40 graus Celsius e 70 graus Celsius, comprimento aproximado de 180,2 mm; usado na fabricação de bloco de válvula; com função de controlar a pressão do óleo hidráulico; com aplicação em máquinas agrícolas autopropulsadas, máquinas rodoviárias autopropulsadas.

8481.90.90

101

Cartucho de válvula de controle de fluxo; contendo aço endurecido; com processo de usinagem de precisão, com 4 vias e 3 posições, capacidade para suportar 1.000.000 de ciclos (norma NFPA T2.6.1), superfícies externas protegidas contra corrosão (norma ASTM B117), aplicações para até 345 bar, temperatura de trabalho de -40 graus Celsius a 70 graus Celsius, comprimento aproximado de 180,2 mm; usado na fabricação de bloco de válvula; com função de controlar o fluxo de óleo; com aplicação em máquinas agrícolas autopropulsadas, máquinas rodoviárias autopropulsadas.

8481.90.90

102

Cartucho de válvula direcional; contendo componentes de aço endurecido; com processo de usinagem de precisão, com 4 vias e 3 posições, para operação remota ou acionamento manual, podendo ser proporcional, com capacidade para suportar 1.000.000 de ciclos (norma NFPA T2.6.1), superfícies externas protegidas contra corrosão (norma ASTM B117), aplicações para até 345 bar, temperatura de trabalho de -40 graus Celsius a 70 graus Celsius, comprimento aproximado de 180,2 mm; usado na fabricação de bloco de válvula; com função de controle direcional de óleo hidráulico; com aplicação em máquinas agrícolas autopropulsadas, máquinas rodoviárias autopropulsadas.

8482.40.00

004

Rolamento axial de agulhas; contendo aço baixo carbono com processo de conformação a frio e tratamento térmico; com diâmetro 33,2 mm (+- 0,5 mm), espessura 2,5 mm (+- 0,2 mm), peso aproximado 7 g, processo de fabricação com range de tolerância total de 0,01mm na espessura e sem rebarbas; usado na fabricação de sistema de freio a disco elétrico; com função de reduzir o desgaste do sistema; com aplicação em automóveis.

8482.80.00

003

Pista externa (carcaça metálica); contendo aço forjado; com comprimento de 179,3 mm (+-0,5 mm), diâmetro externo maior de 88,4 mm (+-0,5 mm), peso aproximado de 2,4 kg; usado na fabricação de juntas homocinéticas; com função de Alojar os componentes internos da junta homocinética; com aplicação em automóveis.

8482.91.19

006

Corpo rolante fabricado em aço 100Cr6, geometria esférica com diâmetros compreendidos entre 4mm até 20mm, acabamento superficial lapidado e rugosidade Ra correlacionada com as classes de qualidade com grades G05 = Ra 0,007 ou G10 = Ra 0,02 máximo; ou G16 = Ra 0,018; ou G20 = Ra 0,025; ou G28 = Ra 0,04; ou G40 = Ra 0,04, tolerâncias compreendidas de -0,009mm até +0,009mm distribuídas em grupos com intervalo de 0,002mm ou 0,003mm, para rolamentos de alta precisão.

8483.10.20

010

Árvore de cames para comando das válvulas de motores de ignição por compressão (diesel) de veículos comerciais, caminhões, chassis e ônibus, com eixo vazado fabricado com tubo de aço sem costura (DIN 10305-2) e cames em aço forjado com tratamento de têmpera por indução, por processo de fabricação por travamento mecânico que resulta em torque dinâmico máximo de 550 Nm, torque estático máximo de 800 Nm, pressão de contato máxima de 2.000 MPa, carga axial máxima de 8.000 N e dureza superficial entre 600 a 780 HV10 (Dureza Vickers), com dimensões de 100 mm x 1.045 mm x 100 mm e peso aproximado de 21,25 kg.

8483.10.90

061

Eixo cardam com cruzeta, nas dimensões 808,4 mm x diâmetro 40 mm, momento de inercia principal de 1144 Kgmm2, caracterizado como árvore de transmissão, aplicado a veículos automotivos; PN 9455545.

8483.10.90

062

Eixo cilíndrico de diâmetro de 17,0 mm (-0,050 mm -0,032 mm), núcleo acoplado de diâmetro de 47,5 mm (0 mm -0,250 mm) a 63 mm (0 mm -0,250 mm), uma extremidade de rosca M16 X 1,5 e a outra extremidade recartilhada; distância entre a extremidade da rosca e o ponto de assentamento do anel distanciador entre 38,3 mm (+- 0,1 mm) e 59,4 mm (+- 0,1 mm); distância entre a extremidade da rosca e a face do núcleo entre 56,7 mm (+- 0,1 mm) a 80,8 mm (+- 0,1 mm); distância entre a face do núcleo e a extremidade de início do recartilho de montagem do anel coletor entre 59,5 mm (+- 0,05 mm) e 71 mm (+- 0,05 mm).

8483.10.90

063

Eixo cilíndrico usinado com diâmetro entre 17,1 mm (-0,050 mm -0,032 mm) e 17,25 (-0,050 mm -0,032 mm), comprimento entre 125 mm (+-0,1 mm) a 175,2 mm (+-0,1 mm), recartilhado na área central do eixo com comprimento entre 32,15 mm e 48 mm, uma extremidade rosca M16 X 1,5 e a outra recartilho.

8483.30.10

008

Mancal do coletor composto por aço estampado com diâmetro externo entre 70 mm (+- 0,15 mm) a 78,2 mm (+ 0,3 mm) e diâmetro de encaixe na contra peça entre 66 mm (+- 0,05 mm) a 74,2 mm (+- 0,05 mm), comprimento total de 8 mm (-0,15 mm) a 11,5 mm (-0,15 mm) com ângulo de calagem para montagem do porta escovas entre 5 graus e 7 graus, diâmetro interno entre 14 mm e 16,5 mm, para acomodação de uma bucha metálica sinterizada com diâmetro interno de medida de 10 mm a 12,5 mm.

8483.30.29

014

Bucha de bronze liga CuZn31Si1 com características técnicas específicas, dimensões: diâmetro de 55,63 mm a 60,13 mm x comprimento de 37,3 mm a 40,71 mm, sem emenda, utilizada em pistões de motor de combustão interna a combustível diesel.

8483.60.90

064

Placa flexível de acoplamento rígido confeccionada em aço liga SAE J2340 420XF com espessura de 2,6 mm (+ 0,1 mm) e anel de engrenagem em ferro fundido SAE J403 grades 1048-1050 com dentes temperados com dureza superficial 52-58 HRC, peso aproximado de 1,320 kg e diâmetro 281,94 mm. aplicada em veículos automotores com transmissão automática.

8483.60.90

065

Acoplamento fabricado em ferro fundido e aço, próprio para transmissão de rotação e torque, com absorção de vibrações, dotado de estriado de 19 dentes na parte central, seis buchas revestidas de borracha, diâmetro de 292 mm, peso aproximado 12,5 kg, para aplicação no rotor do conjunto de trilha das colheitadeiras de cereais.

8483.90.00

119

Coroa (engrenagem) interna, sinterizada, com diâmetro externo variando de 43 mm a 58,4 mm (-0,1 mm +0,1 mm), com 5 torres externas num diâmetro variando de 50,4 mm a 66,6 mm (-0,2 mm +0,2 mm) para a fixação da coroa dentro do conjunto redutor planetário, com espessura variando de 11,4 mm a 12,8 mm (-0,3 mm +0,15 mm) e com quantidade de dentes variando de 36 a 39 dentes internos, utilizada em conjunto redutor planetário do motor de partida para veículos leves e médios.

8483.90.00

120

Engrenagens planetárias em aço sinterizado de dureza HV0.2 maior do que 600, diâmetro de furo de 9 mm (-0,023 mm -0,003 mm), módulo variando de 1,20 e 1,375, número dentes de engrenagem 13 e qualidade 8 de acordo com DIN 3961 e ISO 1328.

8501.10.19

049

Atuador elétrico três ou quatro encaixes, montado, de corrente contínua com potência até 37,5 W utilizado em espelho retrovisor externo de veículo automotivo.

8501.53.10

015

Motor de fluxo axial, trifásico, com potência de 174kW, 87,4kg, rotação nominal 2880rpm, rotação máxima 7350rpm e 600V, dimensões comprimento 286mm (+- 1 mm), diâmetro externo 348mm (+- 1 mm), para uso automotivo com modos operativos denominados trativo e regenerativo, aplicação em montagem de eixo elétrico de veículos comerciais.

8512.20.22

023

Conjunto de luz indicadora de manobra composto de corpo injetado em resina (ABS), lente injetada em resina (PMMA), translúcida ou transluzente e placa de circuito dotada de componentes eletrônicos e diodo (LED) emissor de luz, corrente de consumo compreendido entre as faixas de 40 mA a 150 mA quando alimentado em 13,5 V +/- 0.1V em temperatura ambiente e faixa de tensão de operação de 9 V a 16 V, com comprimento entre 97 mm e 215 mm e altura entre 40 mm e 80 mm e largura entre 48 mm e 60 mm, próprio para aplicação em retrovisores de veículos automotivos.

8512.20.22

024

Conjunto de luz indicadora de manobra composto de corpo injetado em resina (ABS), lente injetada em resina (PMMA), translúcida ou transluzente e placa de circuito dotada de componentes eletrônicos e diodo (LED) emissor de luz, potência nominal de entre 1 W a 2 W e 13,5 V, medindo entre 150 mm a 200 mm de comprimento, entre 45 mm a 75 mm de altura e largura entre 30 mm a 40 mm, próprio para aplicação em retrovisores de veículos automotivos.

8512.20.22

025

Conjunto de indicadores luminosos integrantes do sistema de detecção de ponto cego, o qual será fixado/aplicado na base das lentes de retrovisores automotivos externos direito/esquerdo, composto por lente mascarada por polímero termoplástico, branca e opaca, espelho, iluminação em LED com tensão de 13,8 V e corrente máxima de 39 mA, placa de circuito impresso, conector plástico e base, com peso total entre 6,5 g a 7 g, produzido nas dimensões de comprimento de fios 138,5 mm +/- 3 mm e comprimento total 164 mm +/- 5 mm.

8512.20.22

026

Conjunto de indicadores luminosos integrantes do sistema de detecção de ponto cego (SBZA), o qual será fixado na capa de retrovisores automotivos externos (direito e esquerdo), composto por lente mascarada por polímero termoplástico, preta e opaca, espelho, iluminação em LED com tensão de 13,5 V e corrente máxima de 50 mA, placa de circuito impresso e base, com peso total entre 13,5 g a 17 g, produzido nas dimensões de 43,1 mm x 39,5 mm x 35,6 mm ou 42,8 mm x 43,2 mm x 43 mm.

8512.20.23

019

Lanterna para veículos automóveis, dotada das luzes de posição, luz de ré, luzes de iluminação da placa do veículo, com refletor fabricado em polibutileno tereftalato (PBT) com processo de metalização de alumínio a vácuo, contém friso refletor que une as lanternas esquerda e direita, montada com interruptor de abertura do porta-malas e câmera VGA CMOS com abertura F2.4 e campo de visão de 140 graus na horizontal e 112 graus na vertical.

8512.20.23

020

Caixa combinada de luzes com tensão nominal de trabalho de 24 V, com luz de frenagem, luz indicadora de posição noturna, luz indicadora de mudança de direção, luz indicadora de marcha à ré, carcaça em plástico (PC/ABS), lente em plástico (PMMA), iluminação em LED (diodo emissor de luz), consumo máximo de energia por função de 200 mA, peso máximo de 1 kg, para aplicação em caminhão.

8512.90.00

106

Lente farol bicolor, tem função de vedar os componentes internos e projetar a visibilidade de luz através de prismas óticos a pedestres conforme regulamentação ECE, fabricada em policarbonato cristal e policarbonato preto injetado conforme norma DIN 16742 com acabamento superficial controlado de verniz conforme regulamentação ECE e FMVSS com resistência à abrasão, possui dimensões entre 385,175 mm e 523,900 mm x 456,548 e 550,200 mm x 193,359 mm e 269,300 mm e peso entre 0,675 kg a 0,875 kg, aplicada em faróis automotivos.

8525.89.19

040

Módulo eletrônico de captação de imagens com lente convexa na face anterior da peça, feita de vidro, com ângulo de visão horizontal de 26 a 78 graus e ângulo de visão vertical de 14 a 42 graus, possui na face posterior da peça entrada de conector 12 pinos metálicos para alimentação do modulo que varia de 09 a 16 V, comunicação na rede de dados e como opcional saída para circuito de aquecimento do desembaçador local do para-brisa do veículo, sendo a carcaça do modulo de plástico ou alumínio selada contra humidade com abas laterais para fixação no suporte interno do para-brisa e face inferior da carcaça fixada por parafusos, possuindo peso total entre 100 e 195 g, dimensões entre 50 e 90 mm de largura, comprimento entre 70 a 90 mm e altura entre 28 a 34 mm.

8536.41.00

012

Relê eletrônico do aquecedor elétrico auxiliar de partida a frio, para uso em motores de ignição por compressão (diesel) de veículos comerciais, caminhões, chassis e ônibus, com tensão de operação na faixa de 16 a 32 V e temperatura de operação na faixa de – 40 a 125 graus Celsius, dotado de carcaça fabricada em poliamida reforçada com fibra de vidro (material PA6 GF30), placa de circuito impresso montada com componentes eletrônicos e firmware com funções extras de segurança.

8536.50.90

217

Alavanca seletora, contendo plástico, condutores e contatos metálicos; com temperatura de operação de -40 graus Celsius a 65 graus Celsius, tensão nominal de 24 VDC, comprimento do conjunto de 195,0 mm, altura do conjunto de 122,0 mm, comprimento do cabo de 560,0 mm (+-10,0 mm), largura da base de 40,0 mm, com +-13 graus para acionamento; usada na fabricação de comutador da coluna de direção; com função de acionamento das funções de indicador de direção, limpador de para brisas, iluminação dos faróis e buzina; com aplicação em caminhões.

8536.50.90

218

Alavanca seletora; contendo plástico, condutores e contatos metálicos; com tensão de 24 V, temperatura de operação de -40 graus Celsius a 70 graus Celsius, botão rotativo com acionamento em 3 etapas de 30 graus, alavanca com +-14 graus de acionamento, caixa de contatos de dimensões 55 mm x 40 mm x 40 mm; usada na fabricação de comutador da coluna de direção; com função de acionamento das funções de indicador de direção, limpador de para brisas, iluminação dos faróis; com aplicação em caminhões.

8536.50.90

219

Alavanca seletora; contendo plástico, condutores e contatos metálicos; com tensão de 24 V, temperatura de operação de -40 graus Celsius a 70 graus Celsius, comutador rotativo com acionamento em 3 etapas de 30 graus, alavanca com +-14 graus de acionamento, caixa de contatos de dimensões 55 mm x 40 mm x 40 mm; usada na fabricação de comutador da coluna de direção; com função de acionamento das funções de indicador de direção, limpador de para brisas, iluminação dos faróis e buzina; com aplicação em caminhões.

8536.50.90

220

Interruptor do compressor de ar da suspensão; contendo carcaça em plástico (ABS), microswitch, terminais metálicos e uma válvula eletropneumática de três posições; com corrente de 15 A, pressão de operação de 8,6 bar, temperatura de operação de -40 graus Celsius a 85 graus Celsius, válvula normalmente aberta com mola de retorno, com altura total de 41 mm, comprimento de 43 mm e largura de 24,6 mm; usado na fabricação de assentos automotivos; com função de acionamento do sistema de elevação da suspensão, mantendo o pressurizado e na posição, bem como permitir a liberação da saída de ar; com aplicação em máquinas agrícolas autopropulsadas.

8536.50.90

221

Conjunto de comandos da coluna de direção composto por duas alavancas comutadoras para acionamento via protocolo de comunicação LIN (Local Interconnect Networks) das funções de indicador de direção (seta), farolete, farol baixo e alto, com ou sem farol de neblina e com ou sem acendimento automático de faróis, controle de velocidade dos limpadores de para-brisas dianteiro e traseiro e acionamento do esguicho, possui sensor de ângulo da direção (SAS) com resposta via CAN-bus (Controller Area Network) de alta velocidade, com peso aproximado de 620 g e aplicado em veículos automóveis e comerciais leves.

8536.50.90

222

Comutador elétrico de 4 posições (denominadas 0, I, II, III) de sistema de ignição de automóveis, feito em plástico composto de polipropileno (PP), com comprimento de 320,0 mm, altura de 18,4 mm, diâmetro de 25,0 mm e peso de 35,70 g, para comutação de contatos em baixas tensões e correntes na faixa de 500 mA, utilizado para abrir e fechar circuitos elétricos em que retorno da posição II para I se dá por mola de torção com deslocamento angular de 110° graus para 80° graus, com proteção contra reacionamento da posição II.

8536.90.90

077

Pino roscado, de aço de baixo carbono, com tratamento de ZnNi ou CuSn e passivado, fabricado por meio de rolagem e têmpera, com rosca classe M6 ou M8, comprimento do corpo variando de 19,0 mm (+ 1/-0 mm) a 45,0 mm (+ 1/-0 mm), cabeça sextavada de largura 13,0 mm (+ 0/-0,27 mm) ou quadrada de largura variando de 10,0 mm (+ 0/-0,27 mm) a 12,8 mm (+ 0/-0,27 mm), em, com a função de concentrar o fluxo magnético gerado pelos enrolamentos da chave magnética (relé), utilizado em motor de partida para veículos leves e médios ambos os casos com altura de 3 mm a 4,3 mm (+ – 0,1 mm) e com um rebaixo circular na cabeça com diâmetro variando de 5,6 mm (+ 0,32/ + 0,14 mm) a 8,75 mm (+ 0,37/ + 0,15 mm) e com resistência contra corrosão, com a função de terminal elétrico da chave magnética (relé) para passagem de corrente de operação do motor de partida, utilizado em motor de partida para veículos leves e médios.

8536.90.90

076

Conector elétrico fêmea; contendo plástico (PA66 + GF30); com 7 polos, comprimento máximo de 29,5 mm (+-0,3 mm), largura máxima de 31,85 mm (+-0,4 mm), altura máxima de 22,85 mm (+-0,4 mm); usado na fabricação de chicotes elétricos; com função de realizar a ligação elétrica entre condutores do chicote das portas; com aplicação em automóveis.

8544.42.00

039

Cabo com conector circular macho de 6 vias; contendo cabo em PVC, contatos do conector em liga de cobre, banhadas em ouro e conectores em nylon; com corrente nominal de 5 A, nível de proteção IP67, com diâmetro do cabo de 6,8 mm e comprimento de 200 mm, temperatura de operação de -20 graus Celsius a 80 graus Celsius; usado na fabricação de cabeamento do computador de bordo; com função de transmitir os sinais CAN da placa de circuito impresso do terminal para os demais controladores; com aplicação em máquinas agrícolas autopropulsadas.

8544.42.00

040

Cabo com conector circular fêmea de 4 vias; contendo cabo em PVC, contatos do conector em liga de cobre, banhadas em ouro e conectores em nylon; com corrente nominal de 5 A, nível de proteção IP67, com diâmetro do cabo de 6 mm e comprimento de 200 mm (+/- 40 mm), temperatura de operação de -20 graus Celsius a 80 graus Celsius; usado na fabricação de cabeamento do computador de bordo; com função de transmitir a alimentação advinda das baterias do equipamento para o computador; com aplicação em máquinas agrícolas autopropulsadas.

8544.42.00

041

Cabo com conector circular macho de 18 vias; contendo cabo em PVC, contatos do conector em liga de cobre, banhadas em ouro e conectores em Nylon; com corrente nominal de 5 A, nível de proteção IP67, com diâmetro do cabo de 8 mm e comprimento de 2 mm, temperatura de operação de -20 graus Celsius a 80 graus Celsius; usado na fabricação de cabeamento do computador de bordo; com função de transmitir os sinais elétricos entre o computador e os elementos controlados; com aplicação em máquinas agrícolas autopropulsadas.

8708.30.19

037

Pastilha; contendo material de atrito (672), chapa de reforço em aço carbono; com espessura de 5,5 mm e processo de estampagem a frio que atenda a tolerância de +- 0,08 mm entre as orelhas das pastilhas, antirruído (shim) em chapa de aço revestida por película de borracha não alveolar em um dos lados e do outro com adesivo industrial e processo de estampagem por corte fino, comprimento 136,98 mm (+-1 mm) x 55,9 mm (+- 1 mm) x 18,2 mm (+- 0,5 mm); usado na fabricação de conjunto de freio a disco; com função de converter a força mordente em força de atrito para a frenagem e suportar as cargas térmicas decorrentes da conversão de energia cinética em calor; com aplicação em automóveis.

8708.30.19

038

Pastilha externa ; contendo material de atrito (GA4599), chapa de reforço em aço carbono (S275JR); com espessura 5,5 mm, processo de estampagem a frio que atenda a tolerância de +- 0,05 mm entre o abutment da pastilha, shim antirruído em chapa metálica com um dos lados revestidos por película de borracha não alveolar e o outro com adesivo industrial, produzido por processo de estampagem por corte fino, comprimento total 120,4 mm (+- 0,5 mm), altura da parte central de 52,1 mm (+- 0,5 mm), largura de 18,2 mm (+- 0,5 mm), peso aproximado 0,35 kg; usada na fabricação de conjunto de freio a disco; com função de converter a força mordente em força de atrito para frenagem e suportar cargas térmicas decorrentes da conversão de energia cinética em térmica; com aplicação em automóveis.

8708.30.19

039

Pastilha externa; contendo material de atrito (GA3131), chapa de reforço em aço carbono (S275JR); com espessura 5,5 mm, processo de estampagem a frio que atenda a tolerância de +- 0,5 mm entre as orelhas da pastilha, shim antirruído em chapa metálica em um dos lados revestida por película de borracha e do outro com adesivo industrial, processo de estampagem por corte fino, comprimento total 113,2 mm (+- 0,5 mm), altura da parte central 45,8 mm (+- 0,5 mm), largura 18,4 mm (+- 0,5 mm), peso aproximado 0,31 kg; usada na fabricação de conjunto de freio a disco; com função de converter a força mordente em força de atrito para frenagem e suportar cargas térmicas decorrentes da conversão de energia cinética em térmica; com aplicação em automóveis.

8708.30.19

040

Pastilha externa; contendo material de atrito (GA4599), chapa de reforço em aço carbono (S275JR); com espessura 5,5 mm, processo de estampagem a frio que atenda a tolerância de +- 0,05 mm entre o abutment pastilha, shim antirruído em chapa metálica em um dos lados revestida por película de borracha e do outro com adesivo industrial, processo de estampagem por corte fino, comprimento total 163,9 mm (+- 0,5 mm), altura 63,5 mm (+- 0,5 mm), espessura 20,8 mm (+- 0,5 mm), peso aproximado 0,725 kg; usada na fabricação de conjunto de freio a disco; com função de converter a força mordente em força de atrito para frenagem e suportar cargas térmicas decorrentes da conversão de energia cinética em térmica; com aplicação em automóveis.

8708.30.19

041

Pastilha interna; contendo material de atrito (GA3131), chapa de reforço em aço carbono (S275JR); com espessura 5,5 mm, processo de estampagem a frio que atenda a tolerância de +- 0,5 mm entre as orelhas da pastilha, shim antirruído em chapa metálica com um dos lados revestida por película de borracha e do outro com adesivo industrial, processo de estampagem por corte fino, comprimento total 113,2 mm (+- 0,5 mm), altura da parte central 45,8 mm (+- 0,5 mm), largura 18,4 mm (+- 0,5 mm), peso aproximado 0,31 kg; usada na fabricação de conjunto de freio a disco; com função de converter a força mordente em força de atrito para frenagem e suportar cargas térmicas decorrentes da conversão de energia cinética em térmica; com aplicação em automóveis.

8708.30.19

042

Pastilha interna; contendo material de atrito (GA4599), chapa de reforço em aço carbono (S275JR); com espessura 5,5 mm, processo de estampagem a frio que atenda a tolerância de +- 0,05 mm entre o abutment pastilha, shim antirruído em chapa metálica com um dos lados revestida por película de borracha e do outro com adesivo industrial, processo de estampagem por corte fino, comprimento total 163,9 mm (+- 0,5 mm), altura 63,5 mm (+- 0,5 mm), espessura 20,8 mm (+- 0,5 mm), peso aproximado 0,725 kg; usada na fabricação de conjunto de freio a disco; com função de converter a força mordente em força de atrito para frenagem e suportar cargas térmicas decorrentes da conversão de energia cinética em térmica; com aplicação em automóveis.

8708.30.19

043

Pastilha interna; contendo material de atrito (GA4599), chapa de reforço em aço carbono (S275JR); com espessura 5,5 mm, processo de estampagem a frio que atenda a tolerância de +- 0,05 mm entre o abutment pastilha, shim antirruído em chapa metálica com um dos lados revestidos por película de borracha não alveolar e o outro com adesivo industrial, processo de estampagem por corte fino, comprimento total 120,4 mm (+- 0,5 mm), altura da parte central 52,1 mm (+- 0,5 mm), largura 18,2 mm (+- 0,5 mm), peso aproximado 0,35 kg; usada na fabricação de conjunto de freio a disco; com função de converter a força mordente em força de atrito para frenagem e suportar cargas térmicas decorrentes da conversão de energia cinética em térmica; com aplicação em automóveis.

8708.30.90

211

Conjunto da tampa-trava do reservatório de fluido de freio, composto por tampa de plástico polipropileno e diafragma de borracha EPDM, tampa de diâmetro externo maior de 60,70 mm (+- 0,50 mm), diâmetro externo menor de 52,8 mm (+- 0,5 mm), altura interna de 6,55 mm (+- 0,15 mm), peso de 13 g (+- 2 g).

8708.30.90

212

Conjunto da tampa-trava do reservatório de fluido de freio, composto por tampa, defletor em plástico polipropileno (PP) e anel de borracha EPDM, tampa de diâmetro externo principal de 36,5 mm (+- 0,20 mm), diâmetro interno de 29,0 mm (+- 0,20 mm), altura de 11,00 mm (+- 0,20 mm), peso de 10 g (+-10%).

8708.30.90

213

Conjunto da tampa roscada do reservatório de fluido de freio, composto por tampa e defletor em plástico polipropileno (PP) e vedador de borracha EPDM, diâmetro externo principal da tampa de 50,89 mm (+- 0,25 mm), diâmetro interno de 45,20 mm (+- 0,10 mm), diâmetro da rosca de 42,90 mm (+- 0,20 mm) e altura de 14,05 mm (+- 0,25 mm), peso de 12 g (+- 10%).

8708.30.90

214

Extensor de entrada esférico do servo freio, fabricado em aço, parte esférica ou semi esférica maior com diâmetro de 15,70 mm a 18,00 mm e rugosidade máxima até 0,8 Ra, parte esférica menor com diâmetro de 7,00 mm (+-0,06 mm) e rugosidade máxima de 2,0 Ra, dimensão de instalação de 100,00 mm a 200,00 mm, peso de 65 a 150 g (+- 10%).

8708.30.90

215

Alavanca; contendo aço baixo carbono laminado a quente; com processo de estampagem com corte fino, proteção superficial de zinco com resistência a 96 h de exposição a névoa salina, com range tolerância de 0,05 mm no furo da alavanca, espessura de 4,00 mm (+-0,22) e comprimento de 144,80 mm (+-0,5), largura de 46,3 mm (+-0,5), altura de 24,1 mm (+-3,0), peso aproximado 109 g; usada na fabricação de freio de estacionamento; com função de transmitir a força do cabo do freio em uma proporção definida para o pino e regulador; com aplicação em automóveis.

8708.30.90

216

Calço; contendo chapa de aço coberta por uma camada de borracha especial para filtro de ruído (RPNS13901) com processo de corte fino; com resistência às condições de temperatura e vibração sem degradação da camada de borracha e da função do filtro de ruído, diâmetro dos furos com variação máxima de +- 0,05 mm, rebarbas máximas de 0,08 mm, medindo 62,8 mm (+- 0,5 mm) x 20 mm (+- 0,5 mm), espessura 0,98 mm (+- 0,2 mm) e peso aproximado de 4 g; usado na fabricação de sistema de freio a tambor; com função de absorver vibrações e eliminar ruídos de baixa e alta frequência; com aplicação em automóveis.

8708.30.90

217

Conjunto eixo de freio de estacionamento com porca de ajuste; contendo aço baixa liga com conformação a frio e tratamento térmico para obtenção de propriedades mecânicas; com processo de fabricação do eixo com range de tolerância de 0,018 mm no diâmetro de 12,8 mm do mancal e tolerância de +- 0,05 mm na posição do rasgo de montagem de 1,45 mm e porca com diâmetro maior da rosca interna de 9 mm com tolerância de 0,03 mm, sem rebarbas, comprimento 66,65 mm; usado na fabricação de sistema de freio a disco elétrico; com função de transformar o torque em força para aperto das pastilhas e garantir a eficiência mecânica pré estabelecida mesmo em temperatura excessiva; com aplicação em automóveis.

8708.30.90

218

Gaiola suporte da mola; contendo aço médio carbono, com processo de estampagem a frio e tratamento térmico para alívio das tensões; com rebarbas inferiores a 0,03 mm, espessura da gaiola 0,8 mm, diâmetro da garra após montagem de 30 mm (+- 0,1), com comprimento de 28,8 mm (+- 0,2) e peso aproximado 12,2 g; usado na fabricação de freio a disco; com função de Comprimir a mola limitadora e manter a posição do cartucho; com aplicação em automóveis.

8708.30.90

219

Pistão hidráulico; contendo composto de resina fenólica moldado e anexado em um anel de aço inox de 0,46 mm de espessura; com diâmetro de 41,785 mm (+- 0,2 mm), comprimento 51,65 mm (+- 0,5 mm), peso aproximado 124 g, diâmetro do pistão com tolerância de +- 0,025 mm e rugosidade entre 0,4 a 1,0 Ra, superfície do pistão sem marcas longitudinais ou espirais e sem rebarbas; usado na fabricação de sistema hidráulico de freio; com função de converter a pressão hidráulica em força axial, garantir a vedação e contribuir no retorno do pistão após liberação do pedal; com aplicação em automóveis.

8708.40.80

045

Caixa de transferência do sistema de tração 4 x 4 com acionamento eletrônico, com 27 e 43 dentes, para transferir os movimentos para os eixos traseiros e para as 4 rodas, carcaça em liga de alumínio aplicado a veículos automotivos; PN 7888875.

8708.40.90

193

Engrenagem sincronizadora; contendo liga metálica (QS 1916 SO); com 42 dentes, ângulo de chanfro de engate de 45 graus, ângulo negativo anti escape de 3 graus (+-0,5 graus) e raios nas arestas dos dentes eliminando necessidade de usinagem, diâmetro interno compreendido entre 50,00 mm e 55,00 mm, diâmetro externo compreendido entre 72,00 mm e 76,00 mm, espessura compreendida entre 3,00 mm a 6,00 mm; usada na fabricação de engrenagem da terceira velocidade de transmissões manuais; com função de engate da terceira marcha e transmitir torque; com aplicação em automóveis, veículos comerciais leves.

8708.50.99

090

Montagem cubo porta coloneta; contendo componentes de aço fundido e usinado e parafusos; com pintura anticorrosiva, parafusos prensados e rosqueados nas pontas, diâmetro externo máximo nominal de 220 mm a 250,0 mm, diâmetro máximo do furo central de 74,0 mm (+-0,1 mm); usado na fabricação de eixo de suspensão dianteira; com função de fixação da roda na suspensão do veículo; com aplicação em veículos comerciais leves.

8708.80.00

146

Amortecedor hidráulico da suspensão traseira, nas dimensões 549,3 mm x 50 mm (+/-0,1 mm) caracterizado como componente da suspensão de veículo automotivo; PN 6887152.

8708.80.00

147

Amortecedor hidráulico da suspensão dianteira esquerda ou direita, nas dimensões 614mm x 62 mm (+/-0,1 mm), caracterizado como componente da suspensão de veículo automotivo; PN 6887157, 6887158.

8708.80.00

148

Barra estabilizadora constituída por um braço forjado, usinagem das extremidades, fixação por abraçadeira, para sistema de suspensão traseira ou dianteira de veículos automotivos; PN 6870653, 6870659.

8708.91.00

039

Trocador de calor do tipo gás/água para arrefecimento do sistema EGR, para uso em motores de ignição por compressão (diesel) de veículos comerciais, caminhões, chassis e ônibus, com corpo principal, tubos aletados e suportes de fixação fabricados em aço inoxidável, dimensões aproximadas de 450 mm x 136 mm x 100 mm e peso aproximado de 6,2 kg.

8708.94.83

011

Caixa de direção eletricamente assistida (EPS) dotada da tecnologia de cremalheira, deslocamento da cremalheira de 55,17 a 70 mm por rotação, com conjunto de dois pinhões (dual pinion), sensor de torque, motor elétrico DC, conectores, aplicado a veículos automotores; PN 5A56C64, 5A56C58, 5A504D9, 5A504E5, 5A50586, 5A50588.

8708.94.90

142

Tubo externo da coluna de direção elétrica, constituído de tubo extrudado com recortes estampados e componentes estampados soldados de aço (S355 MC EN 10149), com espessuras que variam de 1,6 mm a 3,0 mm (+- 0,2 mm), ligados entre si por solda a laser e com resistência mecânica máxima de 15 kN, dimensões de contorno de 215,0 mm x 86,0 mm x 86,0 mm, peso de 478 g (+- 10%).

8708.94.90

143

Pistão da cremalheira para sistema de direção hidráulico veicular, constituído de corpo de aço (JIS G4051-S10C) com dureza de 80-90 HRB e canal de alojamento para vedador, resistente a carga axial de 13,35 kN e torque de giro de 13,5 Nm, deslocamento máximo de 0,05 mm, diâmetro externo de 40,6 mm, altura 11,3 mm, peso de 43 g (+-10%).

8708.94.90

144

Tubo interno da coluna de direção elétrica, constituído de tubo manufaturado de aço (E235+C DIN EN 10305-2 / NPM1010M STKM13B-M-E-C) e componente estampado soldado com planicidade máxima de 0,3 mm, soldado a laser com resistência mecânica mínima de 10 kN, livre de marcas, respingos de solda e contaminantes; diâmetro externo com tolerância de -0,05 mm a +0,09 mm e máximo erro de perpendicularidade de 0,5 mm; pintura eletroforese catódica (KTL) de rugosidade máxima de Ra 0,9; dimensões de comprimento de 155,3 a 195,0 mm, peso de 420 a 662 g.

8708.94.90

145

Conjunto tampa do pinhão, aplicada no mecanismo de direção para veículos leves, composto por corpo em liga de zinco ejetado de rosca M45 com anel retentor em borracha nitrílica e cola pré-aplicada, com a função de manter o posicionamento do pinhão engrenado na cremalheira durante o curso do mecanismo e garantir a vedação do sistema contra entrada de impurezas, com massa variando entre 60 a 90 gramas.

8708.94.90

146

Cremalheira pré-usinada, aplicada no mecanismo de direção para veículos leves, tem a função de transformar o movimento rotacional do pinhão em movimento linear das barras de direção conectadas à cremalheira, com comprimento variando entre 590 a 640 mm (+-0,2), com diâmetro variando entre 23,5 e 26,5 mm (+- 0,025), máximo erro de circularidade de 0,035 mm, máximo erro de retitude de 0,3 mm e/ou 0,5 mm/m, fabricada em aço especial SAE J403 1040 (modificado) ou SAE J403 1045 ou UNI 7847 C43 ou BS 970 709M40 (EN19) ou EN10083-3 37CrS4 (37CrS4Pb) ou EN10083-3 41CrS4 ou SAE J1268 5140H, com furos nas extremidades contendo roscas M14x1,5-6H e massa variando entre 2,0 a 3,0 kg.

8708.94.90

147

Conjunto de anel oval da coluna de direção elétrica, constituído de um anel oval de plástico injetado com ribs de apoio sobreinjetado nas faces e 4 anéis tipo “O” montados no diâmetro externo, elementos construídos de plástico automotivo (MEGOL ou Hostaform), com diâmetro externo de 26 mm (+-1 mm) e peso de 4 a 6 g.

8708.94.90

148

Cápsula de segurança de colisão constituída de material Zamak grade 5, conforme norma DIN EN 1774, ligada de zinco, alumínio, cobre e magnésio, resistência à tensão mínima de 275 MPa, alongamento mínimo de 2%, resistência mínima à impacto de 38 J e dureza mínima de 80 HBS, material isento de trincas e falhas superficiais, isenta de arestas oriundas das linha de divisão do molde, porosidade interna máxima de 5% do volume total do componente e dimensão máxima da porosidade de 1,5 mm, possui de 1 a 4 furos para sobreinjeção do(s) pino(s) de segurança, diâmetro de 2 a 5 mm, erro máximo de perpendicularidade de 0,1 mm, erro máximo de posicionamento de 0,2 mm e erro máximo de planicidade das faces externas de 0,07 mm, dimensões de contorno de 41,35 mm a 51,1 mm por 28,0 mm a 36,0 mm por 11,4 mm a 16,2 mm e peso de 43 a 115 g.

8708.94.90

149

Manga de eixo para suporte da roda dianteira ou traseira, lado esquerdo ou direito, juntas de borracha com pressão de fechamento 10KN a 30 KN e pressão de saída 8 KN, caracterizado como parte do sistema de direção de veículo automotivo; PN 6871027, 6871028.

8708.94.90

150

Braço superior de controle, feito de chapa de aço e buchas de borracha vulcanizada não endurecida, na dimensão 600,5mm x 24mm e 1,511 Kg, apresentado com tamanho e formato próprio para compor sistema de suspensão de veículos automóveis de transporte de passageiros; PN 6895885.

8708.95.29

017

Difusor de gás de alta resistência; contendo carcaça fabricada em liga de aço galvanizado (DC51D+Z50/50) com espessura de 1,2 mm, vedação fabricada em liga de aço galvanizado (DC51D+Z50/50) com espessura de 0,5 mm, filtro de malha fabricado em liga de aço inox (304SS) com espessura de 0,6 mm; com resistência mecânica mínima na área do filtro de malha de 160 N, contendo quatro parafusos do tipo prisioneiro em aço com rosca M5, com largura aproximada de 93,9 mm (+- 0,5 mm), comprimento aproximado de 88,0 mm (+- 0,5 mm) e altura aproximada (sem os prisioneiros) de 26,8 mm (+- 0,5 mm); usado na fabricação de módulos de airbag; com função de dispersar o gás dentro do módulo de airbag, evitando possíveis danos na bolsa causados pelo impacto do gás; com aplicação em automóveis.

8708.99.90

327

Gaiola de esferas; contendo aço (SAE 8620 H, grão fino de 5-8 ASTM); com comprimento nominal de 31,00 mm, diâmetro externo nominal de 66,75 mm; usado na fabricação de árvores de transmissão (cardan); com função de alojar as esferas da homocinética; com aplicação em automóveis, veículos comerciais leves.

8708.99.90

328

Batente do amortecedor; contendo poliuretano; com comprimento total de 91,5 mm, diâmetro externo maior de 59,5 mm (+-0,4 mm), peso aproximado de 0,06 kg; usado na fabricação de suporte de suspensão; com função de alojar os componentes da bucha que fixa a barra na suspensão; com aplicação em automóveis.

9031.80.99

094

Indicador de manutenção elétrico; contendo corpo em plástico injetado (PA6 GF30) e contatos elétricos em cobre; com rosca M10 (macho ou fêmea) para montagem no duto de ar limpo, diâmetro de 48 mm e altura de 49 mm a 58 mm, medição de pressão de 35 Mbar a 80 Mbar, temperatura de operação de -30 graus Celsius a 120 graus Celsius, grau de proteção IP65, com potência de comutação máxima de 6 W e tensão por carga ôhmica de 24 V; usado na fabricação de sistema de admissão de ar; com função de monitorar o diferencial de pressão e indicar o nível de saturação do ar no sistema; com aplicação em caminhões, ônibus, máquinas agrícolas autopropulsadas, máquinas rodoviárias autopropulsadas.

9032.89.29

281

Módulo eletrônico (ECU) para o gerenciamento e diagnostico do motor, com software dedicado, carcaça em alumínio, sistema de vedação contra entrada de água com isolantes de silicone e filme de poliéster, utiliza rede de protocolo CAN e LIN, tensão de alimentação 6 V a 12 V, com 6 portas de conexão, peso 1040 g, aplicado a veículos automotores; PN 9798408, 5A23E05, 5A24336, 5A33C88, 5A45F57, 5A3B419, 5A57784, 5A4C363, 5A33AC0.

9032.89.29

282

Módulo receptor de radiodifusão, navegação, reprodução de som, leitor de CDROM, desprovido de monitor, 12 V, aplicado a veículo automotivo; PN 5A11E26, 5A291C5, 5A24636, 5A47354, 5A3EC15, 5A4FD61, 5A55D77, 5A56CA0, 5A59169, 5A5B486, 5A73E72, 5A75960, 5A82BB9, 5A3E730, 5A69489, 5A7CAA0, 5A7CC89, 8735010, 5A82BB9, 5A3E730, 5A69489, 5A7CAA0, 5A7CC89, 8735010, 5A82BC1.

9032.89.29

283

Unidade de controle eletrônico (ECU) do sistema de pós-tratamento de gases, utilizada em motores de ignição por compressão (diesel) de veículos comerciais, caminhões, chassis e ônibus, que realiza a interface de dados entre os sensores (de temperatura, pressão, fluxo de massa, nível de ureia e emissões) da linha de escapamento e do sistema de pós-tratamento de gases e os sensores do sistema de redução catalítica seletiva (SCR) e do sistema de dosagem de diesel (DDS), com carcaça fabricada em liga de alumínio fundida, placa de circuito impresso montada com componentes eletrônicos, firmware dedicado para comunicação com os componentes eletrônicos e conector com 62 vias, peso aproximado de 914 g.

9032.89.81

012

Sensor de pressão; contendo material isolante em poliuretano (PUR); com 4 vias de 0,75 mm, comprimento máximo de 65,8 mm (+-0,75 mm); usado na fabricação de chicotes elétricos; com função de monitorar a pressão através do chicote do motor; com aplicação em veículos comerciais leves.

9032.89.89

084

Conjunto de piloto automático composto por volante de direção, controlador eletrônico de movimentação, motor MH2 de 6 A, NEMA 23 e dois pontos de aterramento, medindo 390,5 mm x 163,14 mm, próprio para monitoramento e gerenciamento remoto do sistema de direção aplicado em máquinas agrícolas

9032.89.89

085

Unidade de controle eletrônica, dotada de sensores e processadores para regulação e gravação das informações do processo de uso, com faixa de temperatura operacional de -30 a 70 graus celsius e faixa de temperatura de armazenamento de -40 a 85 graus Celsius, com orifícios de montagem espaçados de 162,8 mm e dimensões de 168,1 mm x 187,5 mm x 35,2 mm, própria para aplicação em máquinas agrícolas

9032.89.90

026

Sensor de posição rotativa de efeito Hall; contendo corpo em polibutileno tereftalato (PBT) e conectores metálicos; com corrente de entrada máxima de 10 mA, tensão de alimentação de 5 V, resposta de frequência igual ou superior a 1000 Hz, de torque rotacional de 0,025 Nm a 0,110 Nm, ângulo de rotação de 90 graus (+/- 45 graus), temperatura de operação de menos 40 graus Celsius a 150 graus Celsius; usado na fabricação de sistema de piloto automático; com função de monitorar a angulação das rodas e enviar sinais para o sistema de navegação GPS; com aplicação em máquinas agrícolas autopropulsadas.

9032.89.90

027

Sensor de posição rotativa de efeito Hall; contendo corpo em polibutileno tereftalato (PBT) e conectores metálicos; com faixa de resistência de 10 kOhms, tensão de alimentação de 5 V, ângulo de rotação de 120 graus (+/- 60 graus), temperatura de operação de -40 graus Celsius a 125 graus Celsius; usado na fabricação de sistema de piloto automático; com função de monitorar a angulação das rodas e enviar sinais para o sistema de navegação GPS; com aplicação em máquinas agrícolas autopropulsadas.

9401.99.00

137

Subconjunto alavanca de destravamento, lado esquerdo ou direito; contendo alavanca, carcaça, pino e mola; com inflamabilidade de no máximo 100 mm/min, força de operação da alavanca na posição de travamento 39,2 graus deve ser de 4,2 N (+-2,5 N), comprimento aproximado de 129 mm, largura aproximada de 115 mm e altura aproximada de 69 mm; usado na fabricação de encosto do banco traseiro; com função de realizar o destravamento e ajuste do encosto; com aplicação em automóveis.

ANEXO III

NCM

Nº do Ex

8431.49.22

002

ANEXO IV

NCM

Nº do Ex

Descrição

8431.49.22

013

Sapata monobloco fundida com elos de corrente, formada por uma, duas ou três seções montadas com ou sem pinos de conexão tratados termicamente, utilizada no sistema rodante de máquinas escavadoras (elétricas ou hidráulicas) de grande porte, com peso operacional acima de 200 toneladas, construída em aço fundido especial com tratamento térmico e têmpera por indução nas regiões de desgaste, dureza na pista acima de 40 HRC.

Fonte: Publicada no DOU em 11/05/2023 | Edição: 89 | Seção: 1 | Página: 29