RESOLUÇÃO GECEX Nº 178, DE 23 DE MARÇO DE 2021

Altera a Lista de Autopeças não Produzidas, constantes dos Anexos I e II da Resolução nº 23, de 30 de dezembro de 2019, do Comitê-Executivo de Gestão da Câmara de Comércio Exterior.

O COMITÊ-EXECUTIVO DE GESTÃO DA CÂMARA DE COMÉRCIO EXTERIOR, no uso da atribuição que lhe confere o art. 7º, incisos IV e V, do Decreto nº 10.044, de 4 de outubro de 2019, e o disposto no Decreto nº 6.500, de 2 de julho de 2008, no Decreto nº 8.278, de 27 de junho de 2014, no Decreto nº 8.797, de 30 de junho de 2016, no Decreto nº 10.343, de 8 de maio de 2020, e na Resolução nº 61, de 23 de junho de 2015, da Câmara de Comércio Exterior, e tendo em vista a deliberação de sua 180ª reunião, ocorrida no dia 17 de março de 2021, resolve:

Art. 1º – Ficam incluídos no Anexo I da Resolução nº 23, de 30 de dezembro de 2019, do Comitê-Executivo de Gestão da Câmara de Comércio Exterior, os Ex-tarifários de autopeças listados no Anexo I desta Resolução.

Art. 2º – Ficam incluídos no Anexo II da Resolução nº 23, de 2019, do Comitê-Executivo de Gestão da Câmara de Comércio Exterior, os Ex-Tarifários de autopeças grafadas como Bens de Capital – BK ou Bens de Informáticas e Telecomunicações – BIT, listados no Anexo II desta Resolução.

Art. 3º – Ficam excluídas do Anexo I da Resolução nº 23, de 2019, do Comitê-Executivo de Gestão da Câmara de Comércio Exterior, as seguintes autopeças, incluídas pelos respectivos atos legais indicados:

NCM

Nº Ex

Ato Legal

7326.19.00

012

Resolução GECEX nº 80, de 25/08/2020.

8512.40.10

001

Resolução GECEX nº 42 de 04/05/2020.

8544.30.00

001

Resolução GECEX nº 80, de 25/08/2020.

8544.30.00

007

Resolução GECEX nº 94, de 21/09/2020.

9026.20.90

015

Resolução GECEX nº 23, de 30/12/2019.

9032.89.29

019

Resolução GECEX nº 23, de 30/12/2019.

9032.89.29

128

Resolução GECEX nº 23, de 30/12/2019.

4016.93.00

020

Resolução GECEX nº 80, de 25/08/2020.

8532.25.90

002

Resolução GECEX nº 80, de 25/08/2020.

8708.30.90

047

Resolução GECEX nº 08, de 30/01/2020.

8708.30.90

048

Resolução GECEX nº 08, de 30/01/2020.

9032.89.29

131

Resolução GECEX nº 23, de 30/12/2019.

Art. 4º – Ficam excluídas do Anexo II da Resolução nº 23, de 2019, do Comitê-Executivo de Gestão da Câmara de Comércio Exterior, as seguintes autopeças, incluídas pelos respectivos atos legais indicados:

NCM

Nº Ex

Ato Legal

8413.81.00

026

Resolução GECEX nº 27, de 1º/04/2020.

Art. 5º – Ficam incluídos, no Anexo I do respectivo ato legal indicado, os Ex-tarifários:

NCM

Nº Ex

Descrição

Ato Legal

4016.93.00

025

Arruela de vedação de borracha fluorsilicone com fibras, com diâmetro externo de 20,3 +-0,2 mm e diâmetro interno de 7 +- 0,2 mm, com espessura de 0,38 +-0,1 mm.

Resolução Gecex nº 80, de 25/08/2020.

8413.81.00

005

Supply Module – unidade de fornecimento de ARLA 32 (ureia) integrante do sistema de pós tratamento de gases de escape de motores ciclo diesel do tipo SCR (selective catalyst reduction), que consiste de uma bomba geradora de fluxo que pressuriza em uma linha de distribuição a mistura diluída de ureia com água que será injetada em um tubo de decomposição para posteriormente reagir com os gases de escape em uma condição de temperatura da ordem de 200 Graus Celsius ou superior no interior de um catalisador seletivo; além de pressurizar o líquido no interior do tubo de distribuição, também filtra este fluido, pois contém filtro específico para este tipo de fluido; tem a função de, ao se ligar o veículo, pressurizar a linha e mantê-la a um nível constante de pressão, da mesma forma, quando se desliga o veículo, este módulo tem a capacidade de esvaziar a linha de distribuição, devolvendo o líquido restante para o reservatório de ureia; apresenta-se em um módulo enclausurado em uma caixa plástica ou metálica, e com conectores para as linhas de fluido bem como para os chicotes elétricos.

Resolução Gecex nº 27, de 1º/03/2020.

8532.24.90

001

Capacitor que filtra variações rápidas de tensão (picos) gerados por distúrbios eletromagnéticos, evitando que estes interfiram no funcionamento da eletrônica de controle (filtro EMC) contendo: largura do encapsulamento no range entre 2,1mm a 2,5mm (+/- 0,4 mm); diâmetro do pino do capacitor de 0,5mm (+/- 0,10mm); comprimento do encapsulamento com o range entre 5,1mm a 6mm (+/- 0,3mm); altura do encapsulamento com o range entre 2,5mm a 4,7mm (+/- 0,5mm).

Resolução Gecex nº 80, de 25/08/2020.

8708.30.90

068

Tucho de regulagem esquerdo do freio a tambor, aplicado em ônibus e caminhões, composto por componente base de aço ligado usinado e endurecido por carbonitretação, com faixa de resistência mecânica restrita de 850-1000 MPa, usinado com dentados externos helicoidais de 24 dentes com diâmetro primitivo de 35,195 mm e profundidade do dente variável e maior no centro do engrenamento, corpo externo em aço ligado usinado com tampa de contato em aço carbono zincado, montado sob pressão, com carga mínima de desmontagem de 1 kN.

Resolução Gecex nº 08, de 30/01/2020.

8708.30.90

069

Tucho de regulagem direito do freio a tambor, aplicado em ônibus e caminhões, composto por componente base de aço ligado usinado e endurecido por carbonitretação, com faixa de resistência mecânica restrita de 850-1000 MPa, usinado com dentados externos helicoidais de 24 dentes com diâmetro primitivo de 35,195 mm e profundidade do dente variável e maior no centro do engrenamento, corpo externo em aço ligado usinado com tampa de contato em aço carbono zincado, montado sob pressão, com carga mínima de desmontagem de 1 kN.

Resolução Gecex nº 08, de 30/01/2020.

9032.89.29

112

Módulo de gerenciamento eletrônico, para regulagem e controle do sistema de airbag e pretensionadores, contendo 2 conectores com capacidade para até 82 terminais banhados em ouro e/ou estanho, encapsulamento metálico de aço e alumínio, consumo máximo de corrente de 3 amperes, com massa entre 270 gramas a 350 gramas, aplicado em veículos automóveis de passageiros.

Resolução Gecex nº 23, de 30/12/2019.

Art. 6º – Esta Resolução entrará em vigor a partir de 1º de abril de 2021.

MARCELO PACHECO DOS GUARANYS

Presidente do Comitê-Executivo de Gestão Substituto

ANEXO I

LISTA DE AUTOPEÇAS DESTINADAS À PRODUÇÃO

NCM

Nº Ex

Descrição

3917.32.40

001

Flexível de silicone utilizado em circuitos de transmissão de fluídos, aplicados em motorizações com a característica “turbo”, diâmetro interno 7,1 mm (+- 0,5 mm), espessura de parede 3,5 mm (+- 0,5 mm), peso aproximado de 53,3 g e comprimento de fornecimento de 400 mm, material com uma camada de fibra sintética de aramida entre duas camadas de vinyl methyl silicone (VQM).

3926.90.90

057

Tampa de fechamento em resina termofixa isenta de amônia com massa de aproximadamente 49 g, fabricada por meio de processo de sobre injeção dos terminais metálicos com resina líquida de composição fenólica de 46 a 50 % em peso e aditivos complementares, apresenta taxa de absorção máxima de água de 0,6 % e contração dimensional máxima de 0,9 % após injeção, resistência à tração de 60 MPa e resistente a torque axial mínimo de 20,8 N.m, diâmetro base de 41,2 mm (-0,08 mm) de circularidade de 0,1 mm, paralelismo entre as faces superior e inferior de 0,08 mm, aplicada em chave magnética de motores de partida utilizados para ignição em motores de combustão interna de veículos.

3926.90.90

058

Emblema com marca da montadora em placa de acrílico ABS+PC Bayblend T45 PG Natur (Acrilonitrilo – Butadieno – Estireno/ Policarbonato) com dimensão de 58 mm x 18 mm e peso de 3 g, que proporciona uma combinação elevada de processabilidade do ABS com as propriedades mecânicas, de alta resistência térmica, deformação e impacto do PC, com pintura na cor cromo brilhante Z-150 e cor ouro WASF618R no interior, para acoplamento na cobertura do módulo airbag lado motorista.

3926.90.90

059

Eixo feito fabricado em resina (PAMXD6+PA66-(GF)60-TY891G60S) na cor preta, com cristalização superior a 72 % após a injeção, com peso de 0,035 kg, com comprimento de 39,2 mm, com largura de 39,2 mm e altura de 76,5 mm, responsável pelo movimento do módulo de rebatimento automático do retrovisor externo de veículos automotores.

3926.90.90

060

Conjunto capa de vedação com massa de 105 g (+- 10 g) composto por peça plástica de poliamida com estrutura molecular 6 e 30% de fibra de vidro, altura de 122,24 mm (+- 0,30) e largura de 109 mm (+ 1,5 – 0,5), montado com anéis de borracha nitrílica 70 tipo “O” de diâmetro interno de 43 mm (+- 0,36), utilizado em caixa de direção, com função de vedar entrada de água, impurezas, efeitos nocivos do impacto térmico, e redução de ruído.

3926.90.90

061

Bucha de travamento fabricada em plástico injetado (AMMIDICO PA66 PL4520N75) resistente a altas variações de temperatura (-40 Graus Celsius a +90 Graus Celsius), utilizada na montagem de válvula freio de mão, responsável pelo freio de estacionamento de veículos comerciais; possui dimensões externas de 18,8 mm de largura x 26 mm de comprimento e peso de 3,5 g.

3926.90.90

062

Torre injetada de material compósito (PA66-GF35), de perfil interno cônico inclinado de diâmetro interno maior igual a 43,8 mm (+-0,3 mm) e diâmetro interno menor igual a 23,13 mm (+-0,27), montada em guarda-pó de borracha (EPDM), de altura 34,35 mm (+-0,7 mm), de perfil oval externo com largura de 96,3 mm (+-0,7 mm) por um comprimento de 139,2 mm (+-0,8), com furo transversal passante, com massa total do conjunto montado de 237 g (+-23 g) e altura total entre 110 mm e 130 mm, aplicada na montagem de caixas de direção de veículos automotivos.

4016.93.00

004

Luva de guia de formato cilíndrico e vazado, com aproximadamente 60 mm de comprimento e diâmetro externo de 40 mm H8 (com tolerância de +0,07 e +0,15), peso aproximado de 69 g, utilizada em freios a disco para veículos comerciais como guia de deslizamento para movimentos axiais da pinça de freio; composta por corpo principal fabricada em material (HNBR80-F30), com furo passante; contém canais cônicos em seu interior; superfície externa revestida com borracha nitrilo hidrogenado, contém anel metálico tratado superficialmente e limpador de plástico entre o anel e o corpo principal.

4016.99.90

026

Vedação do trilho, em EPDM extrusado, com espessura de parede de 0,5 mm e flamabilidade conforme norma (FMVSS 302), na faixa de desgaste de 0,25 mm de polietileno extrusado, aba nas dimensões de 0,3 mm x 3,3 mm, com aplicação de poliéster flocado e densidade de 1,15 x 10,4 conforme norma técnica (Cs 10680), por fundição de eletrólise, para eliminar o atrito entre o vidro e a vedação, peso aproximado de 0,0472 kg, caracterizado como parte do mecanismo de levantamento de vidro automotivo.

4016.99.90

027

Pestana de borracha preta fabricada por meio de processo de extrusão do termoplástico vulcanizado (TPV 80 SHORE-A – SANTOPRENE 101-80), montada numa barra de aço inox (436M2 Stainless), com um clipe de fixação de material (ASA- STYROLUTION LURAN 777K BK 25991PBLACK), com peso de 330 g e dimensões de comprimento de 1,300 mm, altura de 137 mm e espessura de 8 mm para aplicação em veículos automotivos.

4016.99.90

028

Borracha de material Vinil Metil Silicone (VMQ), injetada e com geometria complexa cujas dimensões estão entre 11 mm e 35 mm, responsável pela vedação do motor de partidas contra entrada de água e partículas externas, em material com propriedade antichama até 700 Graus Celsius e característica de auto extinção de chama quando a fonte de calor responsável pela combustão é removida, protegendo o motor de combustão de chamas oriundas da operação do motor de partida em sobrecarga.

4016.99.90

029

Elemento de equalização de pressão formado por: um corpo de elastômero, com diâmetro de 6,20 mm (+-0,2 mm) e comprimento de 4,60 mm (+-0,2 mm); e uma membrana de poliéster com espessura de 165 micrometros (+- 50 micrometros), permeabilidade ao ar de 17,5 l/(min x cm2 x bar) (+-3,7 l/(min x cm2 x bar) com a função de equalizar pressão, sem permitir a passagem de água; aplicado em relés magnéticos de motores de partida.

4016.99.90

030

Tubo de borracha vulcanizada não endurecida com comprimento de 287 a 345 mm (+-2 mm), com espessura de 2,3 mm (+-0,4 mm), com diâmetro interno de 77 mm a 91 mm (+-1,5 mm), e com massa de 0,1 a 0,129 kg; utilizado na montagem do conjunto mola pneumática, parte integrante de amortecedores usado na suspensão de cabina de veículos de linha média e pesada.

4205.00.00

001

Revestimento de couro bovino natural premium, cortado nas dimensões para aplicação em volantes de veículos automotivos, atende aos parâmetros de testes da montadora para proteção solar e insetífugo não podendo haver alteração de cor e brilho, não contendo espuma adesiva.

6813.89.10

002

Guarnição de embreagem (disco de fricção), fabricada com fios metálicos e polímeros trançados, formando uma fita com resina impregnada por processo de extrusão a quente, livre de solventes químicos, com diâmetro externo de 252 mm até 430 mm e espessura variando entre 2,8 mm a 6,5 mm, com taxa média de desgaste máximo de 15 mm3/ MJ em baixa energia (85 Graus Celsius), peso unitário variando entre 100 g a 1.000 g, funciona como elemento de transmissão de torque pelo atrito com o volante do motor e a placa de pressão do platô aplicada em discos de embreagem automotiva.

6813.89.90

001

Pastilha de fricção de metal sinterizado utilizada em disco de embreagem automotiva, com resistência mecânica e propriedades específicas de alta performance, como uma taxa média de desgaste específico de máximo 30 mm3/ MJ, em condição de energia de 57 J/ cm2, com peso unitário variando entre 20 g a 200 g.

7307.91.00

001

Conexão metálica fabricada em aço (DIN EN ISO 10346 – 1.0306), pesando 134 g com 40 mm de diâmetro, 110 mm de comprimento e 70 mm de largura, para conexão entre o depurador de gases e o restante do sistema de escape de veículos de passeio.

7307.91.00

002

Flange fabricado em aço estrutural (DIN EN 10025 – S235JR), por meio do processo de compactação mecânica, pesando 483 g com 50 mm de diâmetro, 140 mm de comprimento e 85 mm de largura, utilizado em sistema de exaustão automotivo de veículos de passeio.

7307.91.00

003

Flange fabricado em aço estrutural (DIN EN 10025-2 – 1.0577), através do processo de compactação mecânica, pesando 391 g com 90,5 mm de comprimento e 70 mm de largura, utilizado em sistema de exaustão automotivo de veículos de passeio.

7307.91.00

004

Flange triangular com furação de fixação tripla, fabricado em aço estrutural (DIN EN 10025 – S235JR), por meio do processo de compactação mecânica, pesando 62 g com 130 mm de comprimento e 60 mm de diâmetro, utilizado em sistema de exaustão automotivo de veículos de passeio.

7318.16.00

001

Porca tampa do injetor mecânico de combustível Diesel, usinada em aço (EN10277-3: 38SMn28+C) com diâmetro externo de 16,94 mm (+-0,04 mm) com variações diametrais internas e acabamento circular máximo Ra 1,6, peso de 17,7 g, para aplicação em produto automotivo.

7318.22.00

002

Junta metálica utilizada na vedação de circuitos de transmissão de fluídos, aplicados em sistemas de indução forçada caracterizado como turbo compressor, fabricada em aço estampado (SAE J403 AISI 1008) equivalente a (AISI 1010), possui espessura de chapa de 1 mm ( +- 0,05 mm), dobrada em formato “C” com geometria em formato de arruela em suas extremidades, diâmetro interno das arruelas de 11,2 mm ( +-0,1 mm) e diâmetro externo de 19,2 mm ( +-0,1 mm), espaçamento de dobra entre as arruelas de 10,2 mm ( +-0,1 mm), finalizada com camada de elastômero nitrílico revestido de grafite em ambos os lados, com espessura de camada do revestimento de 0,1 mm ( +-0,05 mm), para garantir as propriedades anticorrosivas exigidas.

7318.29.00

015

Pino K12 do sistema travamento do cinto de segurança de veículos automotores, fabricado em um fio de aço mola EN 10270-2-FDC-3 com comprimento de 34.3 mm (+-0.2 mm) e diâmetro máximo de 3,15 mm, peso de 1,92 g livre de qualquer ponto de hidrogenização e de pontos com erosão antes da proteção superficial.

7318.29.00

016

Assento da mola do injetor mecânico de combustível Diesel, usinado em aço conforme norma (EN10277-3 15SMn13) com diâmetro externo de 8,250 mm, tolerâncias em relação à planicidade até 0,005 mm e perpendicularidade de 0,030 mm, com cantos menores que R 0,100 mm, com tratamento térmico de carbonitretação, dureza mínima de 650 HV 5 kg e camada superficial de 0,400 mm a 0,550 mm, peso de 4,0 g, para aplicação em produto automotivo.

7318.29.00

019

Pino cilíndrico de aço-cromo com alto teor de carbono e endurecido mediante tratamento térmico, possui formato cilíndrico com pontas abauladas, seu corpo possui comprimento total de 59,33 mm (+-0,13 mm), diâmetro de 12,7 mm (+-0,13 mm) e peso de 55,0 g (+-6,0 g), é utilizado em conjuntos de freio a tambor de caminhões e ônibus.

7320.20.10

004

Mola do sensor, parte do conjunto sensor mecânico responsável pelo travamento secundário do sistema de cinto de segurança de automóveis, através da aceleração dos componentes periféricos, com peso de 0,035 g e dimensões 19,5 mm +-0,5mm CC, fabricado em aço inoxidável conforme DIN EN 10270-3-1.4310.NS-0.18.

7320.20.10

005

Mola ejetora usado nos sistemas do cinto de segurança de automóveis, fabricado em DIN EN 10270-1-DH-0.85, sua função primordial é de compor eficazmente sistema responsável por permitir o travamento e a liberação da trava do sistema de segurança.

7320.20.10

006

Mola de compressão fabricada em aço mola trefilado e temperado em banho de chumbo, com diâmetro do fio variando entre 0,9 mm e 1,2 mm, construída de forma que o comprimento livre da mola varia entre 13,23 mm (gerando um comprimento de mola totalmente comprimida de 6,7 mm) e 38,5 mm (gerando comprimento de mola totalmente comprimida de 17 mm), com diâmetro externo das espiras variando entre 6,5 mm e 11,65 mm, e com constante elástica compreendida entre 1 N/mm e 7,1 N/mm.

7320.20.10

007

Mola helicoidal cilíndrica da válvula do sistema de admissão e/ou exaustão do motor de pistão de ignição por centelha, fabricada com tratamento de carbonitretação gasosa que garante a vida em fadiga de 10.000.000 de ciclos e carga de contração variável aplicada pelo sistema VTEC de 160 N a 443 N durante o acionamento do sistema.

7320.20.90

002

Mola dobradiça fabricada com fio de aço de diâmetro 1,6 mm (+-0,1 mm), com largura de 22 mm (+-1 mm) e diâmetro externo das espiras de 12 mm (+-0,5 mm).

7320.20.90

003

Mola helicoidal com batente, fabricado em aço SWOSC-VXM/VH, com comprimento livre entre 28,13 mm a 38,22 mm, com constante de mola entre 17,47 N/mm a 45,19 N/mm, montada através de cravamento com interferência, instalada no sistema de comando de válvulas, responsável pelo travamento dos balancins do sistema VTEC de veículos automóveis de passageiros.

7320.90.00

003

Mola anti-retorno do retrator dos cintos de segurança dos veículos automotores, fabricada em aço inoxidável austenítico (X10CrNi18-10), com resistência à tração na faixa de 1.500 N/mm2 a 1.750 N/mm2 e alívio de tensões a 240 Graus Celsius.

7320.90.00

005

Mola ômega da trava dos retratores dos cintos de segurança dos veículos automotores, fabricada em aço mola (X10 Cr Ni 18 8 – 1.4310), resistente à corrosão mergulhado em óleo com acabamento conferido por pedra de diamante ou por um material isento de corrosão, além de ser revestido eletroliticamente com níquel com peso de 0,21 g.

7320.90.00

006

Mola de aço-inox austenítico, estampada, com ou sem revestimento em camadas de PTFE, em formato “C” com as dimensões de largura e comprimento de 29 mm (+- 0,2 mm) e altura de 30 mm (+- 0,2 mm), com peso de 5 g (+- 0,13 g), com resistência à corrosão vermelha de 720 h, alívio de tensão a 275 Graus Celsius por 30 minutos, utilizada no conjunto de freio a disco de veículos automotores.

7320.90.00

007

Mola aramada para bancos dianteiros, confeccionada em aço-liga de médio carbono dobrado em forma de zig zag interligado com insertos poliméricos de polipropileno de alta resistência, com 348 mm de comprimento e 250 mm de largura, aplicado em assentos de bancos dianteiros do passageiro e motorista.

7326.19.00

001

Esfera do sensor de travamento veicular, com a função de fazer o acionamento de travamento do cinto de segurança para veículos automóveis em aço inoxidável conforme normas (AISI 1015, DIN C15E, EN 10088-3), nenhum material alternativo é permitido, com diâmetro de 13 mm e tolerância de ± 0,02 mm e circularidade de 0,005 mm e peso de 9 g.

7326.19.00

013

Cinta V de união entre carcaça central e a carcaça de turbina ou carcaça de compressor do turboalimentador de ar, com espessura precisa de 11,50 mm (+- 0,15 mm), peso entre 0,040 kg e 0,060 kg, fabricada em aço (X5CrNi18-10), produzida através do processo de estampagem.

7326.90.90

009

Engrenagem em aço (SMF5040), com tratamento superficial de carbonitretação e dureza mínima de HRC500, responsável pela movimentação das peças internas do módulo de rebatimento automático do retrovisor externo de veículos automotores.

7326.90.90

010

Engrenagem em aço SWCH12A, com tratamento superficial de carbonitretação e dureza mínima de HV700, com peso de 0,004 kg, com comprimento de 8,7 mm, largura de 4,0 mm e altura de 34,4 mm, responsável pela movimentação das peças internas do módulo de rebatimento automático do retrovisor externo de veículos automotores.

7326.90.90

013

Carcaça da chave magnética, utilizada em motores de partida de veículos automotores, extrudada e composta por duas partes integradas (carcaça e núcleo fixo): carcaça fabricada em aço (SPCD) com espessura de 2,3 mm e tratamento superficial de Zinco, possui dois furos com rosca para parafuso M4 classe 2 para torque mínimo de 5 Nm; e núcleo fixo fabricado em aço (SPCD) com espessura de 1,6 mm, peso total de 80 g a 90 g.

7326.90.90

014

Abraçadeira em aço zincado (EX10346 HX380LAD-ZA255-B-C 1.0934) tipo janela, com espessura de 1 mm, largura de 14 mm, que permite um diâmetro abraçado de 21,4 mm, com parafuso em aço temperado (EN10263-4 20MnB4+Cr / ISO4042-A3K) de diâmetro de 6 mm e comprimento entre 15 e 40 mm, encravado com força de 3000 N, resistente a oxidação conforme norma ISO 9227, própria para fixar o gerador de gás ao módulo de airbag lateral de veículos automóveis.

7411.21.90

001

Bucha cilíndrica de chapa emendada por engates de liga de cobre especial forjado (CuZn31Si1) utilizada em pinças de freios a disco de veículos comerciais, possui diâmetro interno de 36 mm, passado por controle de qualidade que inclui teste de esmagamento com força de prensagem de 2800 N (permitindo variação no diâmetro de apenas 4 centésimos) , rugosidade superficial Rz 12, dureza mínima de 135 HB, bolsões e canais de lubrificação e concentricidade de 0,05 mm; comprimento aproximado de 8,2 cm e peso aproximado de 160 g.

7616.99.00

014

Carcaça frontal fundida e injetada em alta pressão, fabricada em liga de Alumínio com diferentes composições de Alumínio, Silício e Cobre, deve atender a uma das seguintes normas globais: (ANSI – A380.0; ANSI – 383.0; ASTM – B85; SAE 306; A1Si 9 CU3; UNS – A13800; ASTM – SC102A; SAE – 383 e UNS – A03830), com paredes de espessura mínima de 0,889 mm, aletas de espessura mínima de 1,20 mm, diâmetros variando de 130 a 282 mm e peso de 0,15 a 2,7 kg, com ou sem esferas, suporta rotações de até 10.000 rpm, para aplicação em veículos automotivos (comerciais e fora de estrada).

7616.99.00

015

Carcaça inferior fundida e injetada em alta pressão, fabricada em liga de Alumínio com diferentes composições de Alumínio, Silício e Cobre, deve atender a uma das seguintes normas globais: (ANSI – A380.0; ANSI – 383.0; ASTM – B85; SAE 306; A1Si 9 CU3; UNS – A13800; ASTM – SC102A; SAE – 383 e UNS – A03830), com paredes de espessura mínima de 0,71 mm, aletas de espessura mínima de 1,20 mm, diâmetros variando de 156 a 319 mm e peso de 0,26 a 3,5 kg, suporta rotações de até 10.000 rpm, para aplicação em veículos automotivos (comerciais e fora de estrada).

7616.99.00

016

Disco fundido e injetado em alta pressão, fabricado em liga de Alumínio com diferentes composições de Alumínio, Silício e Cobre, deve atender a uma das seguintes normas globais: (ANSI – A380.0; ANSI – 383.0; ASTM – B85; SAE 306; A1Si 9 CU3; UNS – A13800; ASTM – SC102A; SAE – 383 e UNS – A03830), com paredes de espessura mínima de 0,66 mm, diâmetros variando de 113 a 234 mm e peso de 0,07 a 1,8 kg, suporta rotações de até 10.000 rpm, para aplicação em veículos automotivos (comerciais e fora de estrada).

7616.99.00

017

Suporte de alumínio (AC4CH-T6) do coxim do motor com espessuras entre 15 e 26 mm e dimensão entre 81 e 122 mm, fabricado em processo de fundição sob pressão (squeeze cast) e tratamento térmico para atender propriedades mecânicas dúcteis com alongamento maior ou igual a 3,5 % e limite de escoamento maior ou igual a 165 Mpa, tem função de unir e sustentar o motor do veículo na carroceria.

8301.60.00

014

Conjunto de acionamento manual da fechadura da porta, em Zamak5, POM, PP, PE+FOM e aço inoxidável (X5CrNi), composto de guias flexíveis com diâmetro interno do tubo linear de 2,0 mm (+-0,1 mm) e diâmetro externo de 11 mm (+-1 mm); cabo de aço (Din-71984 – 1) com diâmetro de 1,5 mm (+-0,1 mm) com 49 fios (7×7); inclui conectores, presilhas de fixação, absorvente de ruídos e impacto, peso aproximado de 0,05391 g, caracterizado como parte de fechaduras automotivas.

8301.70.00

005

Chave (haste de metal) fresada com segredo, em liga de cobre níquel (CuNi12Zn25Pb1), espessura de 3,02 a 0,06 mm e planicidade de 0,2 mm, aplicadas em chaves para acionamento de fechaduras de portas e ignição de veículos automotores.

8301.70.00

006

Esboço de chave (haste de metal) sem segredo, em aço liga (11SMn30), espessura de 3,02 a 0,06 mm, aplicado em chaves de acionamento de fechaduras de portas e ignição de veículos automotores.

8301.70.00

007

Esboço de chave (haste de metal) sem segredo, em liga de cobre níquel (CuNi12Zn25Pb1), espessura de 3,02 a 0,06 mm e acabamento superficial niquelado (Ni5), aplicadas em chaves para acionamento de fechaduras de portas e ignição de veículos automotores.

8301.70.00

008

Esboço de chave (haste de metal) sem segredo, em liga de cobre níquel (CuNi12Zn25Pb1), espessura de 3,02 a 0,06 mm, planicidade de 0,1 mm e acabamento superficial niquelado (Ni5), aplicado em chaves para acionamento de fechaduras de portas e ignição de veículos automotores.

8301.70.00

009

Esboço de chave (haste de metal) sem segredo, em liga de cobre níquel (CuNi12Zn25Pb1), espessura de 3,02 a 0,06 mm, planicidade de 0,3 mm e acabamento superficial niquelado (Ni5) aplicado em chaves para acionamento de fechaduras de portas e ignição de veículos automotores.

8302.30.00

010

Guia cinta parte do sistema do cinto de segurança de automóveis, fabricado em resina termoplástica DELRIN 100, resistente à flamabilidade, mantem a forma no intervalo de -40 Graus Celsius a 105 Graus Celsius (± 5 Graus Celsius, umidade menor que 50 %, com um tempo mínimo de condicionamento de duas horas), pesa 6,3 g.

8302.30.00

011

Trava do regulador de altura do sistema de retenção de ocupantes do cinto de segurança de automóveis, responsável pela interface com o trilho do regulador de altura, fabricado em aço feito pelo processo de fine blank com rugosidade controlada, com tratamento superficial Detatone mais Deltaseal mais 30% PTFE com espessura de 12ìm cor cinza, com peso de 4,8 g.

8302.30.00

012

Mola a gás (amortecedor a gás) com acabamento em pintura orgânica anticorrosiva por imersão ou spray aplicada no tubo metálico, utilizado para sustentação da tampa do porta malas quando aberta e controle de velocidade quando do fechamento com peso aproximado de 0,300 kg.

8307.10.90

002

Elemento flexível do sistema de exaustão para veículos de passeio, pesando 386 g com malha externa de aço (1.4571) com espessura de 0,15 mm, contém duas luvas fabricadas em aço (DIN 1.4509) de 1,5 mm de espessura, malha interna fabricada em aço (DIN 1.4541) de 0,15 mm, com elemento de flexão em aço (DIN 1.4828) de 0,20 mm de espessura.

8409.91.90

082

Corpo da bobina da válvula solenoide do injetor de combustível para motores de combustão interna de veículos automotores, constituído em aço inoxidável ferrítico (439 ASTM A240) com 18 % de cromo (Cr), fabricado por processo de estampagem profunda, com comprimento nominal de 21,25 mm, diâmetro interno máximo nominal de 13,80 mm, espessura de parede de 0,41 mm e peso de 3,4 g.

8409.91.90

083

Tampa do corpo da bobina da válvula solenoide do injetor de combustível para motores de combustão interna de veículos automotores, constituída de aço inoxidável ferrítico (430LI ASTM A751), fabricada por processo de estampagem profunda, com comprimento nominal de 7,30 mm, diâmetro interno máximo nominal de 13,80 mm, espessura de parede de 0,60 mm e peso de 1,15 g.

8409.91.90

084

Balancim estampado em liga de aço temperado, com peso entre 20 g e 26 g , com formato de “U”, com duas paredes paralelas que contém furos concêntricos medindo 7,648 mm + – 0,057 mm, ambas perpendiculares a uma superfície de comprimento de 39,3 mm + – 0,5 mm que tem de um lado uma cavidade esférica e na outra extremidade uma superfície retangular, entre elas existe uma abertura retangular de 20,5 mm + – 0,5 mm X 8,5 mm, a peça é utilizada para o sistema de acionamento de válvulas de motores a combustão interna por centelha de veículos de passeio.

8409.91.90

085

Carcaça metálica semiacabada, composta com material em aço liga (16MnCr5) com dureza superficial entre 650 HV e 950 HV, com peso variando de 16 g até 35 g, produzida por processo de conformação a frio, utilizada no mecanismo de controle de válvulas em produto automotivo.

8409.91.90

086

Tucho com rolamento, fabricado em aço, usinado e tratado termicamente, de diâmetro externo de 26 mm e diâmetro de rolamento de 16 mm; responsável pelo acionamento da bomba de combustível de alta pressão a partir do movimento do eixo de comando de válvulas do motor de ignição por centelha de veículos automóveis de passageiros.

8409.91.90

087

Galeria de combustível do sistema de injeção direta de motores bicombustíveis, fabricada com brasagem de cobre e controle de contaminação com partículas máximas de massa de 1 mg e tamanho máximo de 0,2 mm, submetidas à pressão de 25 MPa de hélio, fabricado sem costura, e possuindo massa de 0,520 kg a 0,570 kg, para fixação direta no motor de veículos automóveis de passageiros.

8409.91.90

094

Tubo em aço inox com resistência a altas temperaturas, produzido por processo de solda TIG com substrato de solda especial resistente a altas temperaturas, capaz de resistir a teste de durabilidade por vibração de 1.000.000 de ciclos com temperatura a 600 Graus Celsius sem trincas ou anomalias na região da solda, aplicado no sistema de recirculação de gases de exaustão do motor de ignição por centelha em veículos automóveis de passageiros.

8409.99.49

003

Biela com função de transformar movimento linear do pistão em movimento rotativo do virabrequim, fabricada em aço liga com resistência à tração de 1050 MPa e tensão de escoamento de 550 MPa; dotada de cabeça com corte perpendicular, diâmetro interno de 72,045 a 72,058 mm, tolerância de rugosidade Ra de 1,6 um, tolerância de circularidade de 0,01 mm e chanfros nas extremidades de 45 graus com tolerância de rugosidade Ra de 4 um; de pé com diâmetro interno de 39,723 mm a 39,738 mm, com tolerância de rugosidade Ra de 0,8 um e tolerância de circularidade de 0,006 mm; com distância entre centros (do pé à cabeça da biela) de 218,5 mm a 219,7 mm, massa de 2050 g, aplicada em motores Diesel de veículos automóveis.

8409.99.49

004

Biela com função de transformar movimento linear do pistão em movimento rotativo do virabrequim, fabricada em aço liga com resistência à tração de 1050 MPa e tensão de escoamento de 550 MPa; dotada de cabeça com corte perpendicular, diâmetro interno de 76,025 a 76,038 mm, com tolerância de rugosidade Ra de 1,6 um e tolerância de circularidade de 0,01 mm e chanfros nas extremidades de 45 graus com tolerância de rugosidade Ra de 4 um; de pé com diâmetro interno de 39,723 mm a 39,738 mm, com tolerância de rugosidade Ra de 0,8 um e tolerância de circularidade de 0,006 mm; com distância entre centros (do pé à cabeça da biela) de 218,5 mm a 219,7 mm, massa de 2000 g, aplicada em motores Diesel de veículos.

8409.99.59

009

Cabeçote para motores de combustão interna a Diesel de veículos, com 3 cilindros, fabricado em ferro fundido, de duas válvulas por cilindro, inclui guias de válvulas, insertos e assentos das válvulas, produzido para comportar válvulas de admissão de diâmetro nominal de 43,78 mm e válvulas de exaustão de 38,67 mm, com ângulo das sedes de válvula de 29,625 graus a 29,875 graus, tolerância de rugosidade de 0,8 um nas áreas de assentamento e peso de 41 kg.

8409.99.99

010

Eixo usinado em aço liga (DIN 1651:60SPb20) com tratamento térmico e dureza (650 HV 10 Min.)T, com diâmetro externo de 4,07 mm (-0,02 mm), circularidade 0,005 mm, acabamento superficial Ra 1,6 e ranhuras com saídas de 15graus (+- 5graus), aplicado em sistema injetor de combustível Diesel de motor de veículos automóveis, para fragmentação de partículas de impurezas.

8412.90.90

016

Conjunto rotor composto por roletes, estator e rotor, fabricado em aço alto carbono com tratamento térmico e revenimento do tipo polido aplicado em motor hidráulico gerotor, com deslocamento de até 200 lpm e torque de 55 Nm a 1500 Nm, com pressão de até 300 bar e rotação de até 1200 rpm.

8413.30.30

015

Bomba de óleo lubrificante com princípio de funcionamento através de 2 engrenagens internas de 8 dentes tem sua engrenagem motora conectada à força motriz através de uma engrenagem externa de 54 dentes projetada para trabalho ideal utilizando óleo lubrificante com viscosidade SAE 15W40 a uma temperatura de 90Graus Celsius apresentando pressão de saída de 4 bar a 1648 PRPM e vazão volumétrica de óleo de 6,5 m3/h instalada no interior do cárter de motores de caminhões com potência acima de 350 HP e com pressão de abertura da válvula de segurança de 11,4 bar com tolerâncias de +/- 0,6 bar e a pressão de abertura da válvula reguladora de 4 bar com tolerância de +0,6 bar com corpo em Alumínio fundido.

8413.81.00

002

Bomba elétrica para óleo lubrificante do sistema RAS (Rear Axle System ou Sistema de Eixo Traseiro), com tensão nominal de 24 V, trabalhando com pressão nominal de 180 bar, e válvula de alívio de pressão de 200 a 280 bar, servo motor e ECU (Unidade de Comando Eletrônico), para eixo auxiliar do ônibus elétrico.

8413.81.00

003

Bomba de ARLA 32 com elemento filtrante para motores diesel de grande porte, com capacidade de redução de níveis de NOx para valores inferiores a 0,46 g NOx/kWh para WHTC (World Harmonized Transient Cycle).

8413.81.00

004

Conjunto Unidade dosadora de ureia para sistema de pós tratamento dos gases de escape para motores diesel de tecnologia SCR, constituído de: bomba dosadora, carcaça da bomba de ureia, módulo gerenciador, sensor de pressão e sensor de temperatura, para aplicação em produtos automotivos.

8413.91.90

057

Contrapeso sinterizado em aço de alta densidade (7 a 7,4 g/cm3), contendo 1,75 % de Níquel (Ni) e 1,5 % de Cobre (Cu), massa igual a 34,6 g, com camada anticorrosiva superficial em óxido (0,30 mm/0,45 mm), dureza mínima 400 HV 5 kg, dimensões aproximadas de 27,250 mm x 12,495 mm x 19,350 mm, para aplicação em bomba injetora rotativa mecânica de combustível Diesel.

8413.91.90

076

Luva de ajuste de pressão usinada em aço (EN10277-3 11SMn30) para bomba injetora rotativa mecânica a Diesel, com furação interna de diâmetro 6,358 mm (+-0,005 mm), circularidade 0,003 mm e acabamento Ra 0,4 com tratamento de carbonitretação com camadas entre 0,20 e 0,35 mm, peso de 22 g, de veículos automotores.

8413.91.90

077

Luva de empuxo em composto de poliamida (Nylon 6.6) com carga de dissulfeto de molibdênio (Mo), com inserto em aço (EN10132-4 C75S +A) dureza (700/800 HV 10 kg), acabamento superficial de oxidação negra, diâmetro interno de 23,550 mm (+-0,05 mm), dimensões aproximadas de 33,400 mm x 38,250 mm x 38,250 mm e peso de 12,2 g, para bomba injetora rotativa mecânica a Diesel de veículos automotores.

8413.91.90

078

Tubo do multiplicador semiflexível em (Nylon 12 PHLY) com banjo em aço (EN10277-3 11SMn30) e conexão rápida em latão com anéis de vedação de borracha em nitrilo butadieno e “Viton”, dimensões aproximadas de 75,6 mm x 45,0 mm x 6,0 mm e peso de 33 g, utilizado em bomba injetora mecânica rotativa de combustível Diesel de veículos automotores.

8413.91.90

079

Válvula de bloqueio em aço (EN10277-3 11SMn30, Hitenspeed 45A), corpo usinado com sextavado 17,00 mm, ajustador interno sextavado 3,00 mm com rosca M10 x 0,75 mm, anéis de vedação em “Viton” e peso de 60 g, para bomba injetora rotativa mecânica Diesel de veículos automotores.

8413.91.90

080

Palheta de aço rolamento (100Cr6) com dureza superficial de 58-64 HRC e rugosidade Rz de 3 u.m., alta precisão dimensional e geométrica com tolerância de 8 mícrons de espessura e 10 mícrons de altura, planicidade de 0,004, paralelismo de 0,01, perpendicularidade de 0,005, e retilinidade de 0,003, peso de 0,002 kg, para aplicação na bomba de óleo variável do motor de veículos automotivos.

8414.80.19

003

Compressor de ar de paletas rotativas com capacidade volumétrica de até 209 l/min (litros por minuto), consumo de potência de até 2,2 kW sem motor elétrico e pressão de serviço de 10,5 bar, possui sensor de temperatura, válvula de segurança, sensor de nível de óleo e filtro de óleo integrado, com acionamento por meio de um eixo acoplado por intermédio de um acoplamento rígido e uma flange intermediária, a um motor elétrico trifásico com potência nominal de 400 V e rotação de 1200 ou 1700 rpm, aplicado em veículos comerciais para fornecimento da energia necessária para o sistema de freios pneumáticos e acionamento dos demais acessórios do veículo; é composto por bloco de ferro fundido, eixo rotor em aço, rotor em ferro fundido e paletas rotativas em ferro fundido, vedações em borracha, peso aproximado de 16 kg e dimensões máximas de 273 mm de altura x 278 mm de largura x 258 mm de comprimento.

8414.80.90

002

Bomba elétrica de ar comprimido para fornecimento preciso de ar ao sistema de exaustão, dotada de comando eletrônico por ECU do motor, com vazão controlada entre 20 kg/h e 60 kg/h, ponto de controle em 100 % das peças com vazão maior ou igual a 40 kg/h e corrente menor ou igual a 43A, tempo de resposta de até 0,5 s para 90 % da vazão máxima e ruído não superior a 75 dB(A) em 1/3 de oitava entre 315 Hz e 20 kHz.

8414.90.33

002

Cabeçote traseiro (tampa traseira) para compressores com deslocamento volumétrico de 300 cm3 por revolução, para sistemas de ar condicionado destinados a veículos de transporte de passageiro – ônibus e micro-ônibus – do tipo pistão de dupla ação dotado de um total de 10 cilindros com deslocamento volumétrico de 300 cm3/rev, produzido em liga de Alumínio eutética por injeção sob pressão e usinada com precisão de 20m, possui comprimento total de 31 mm e diâmetro aproximado de 142 mm na face de junção, sua região central possui uma bomba hidráulica tipo engrenagem com diâmetro de 17 mm com 7 dentes de precisão, sua massa total é de aproximadamente 600 g.

8414.90.33

003

Bloco de cilindros para compressores com deslocamento volumétrico de 300 cm3 por revolução, para sistemas de ar condicionado destinados a veículos de transporte de passageiros – ônibus e micro-ônibus – do tipo pistão de dupla ação dotado de um total de 10 cilindros com diâmetro de 36 mm, produzido em liga de alumínio eutética por injeção sob pressão e usinada com precisão de 5 u.m, possui comprimento total de 131,4 mm e diâmetro aproximado de 141 mm na face de junção, sua massa é de aproximadamente 2740 g.

8414.90.33

004

Cabeçote frontal (tampa frontal) para compressores com deslocamento volumétrico de 300 cm3 por revolução, para sistemas de ar condicionado destinados a veículos de transporte de passageiro – ônibus e micro-ônibus – do tipo pistão de dupla ação dotado de um total de 10 cilindros com deslocamento volumétrico de 300 cm3/rev, produzido em liga de Alumínio eutética por injeção sob pressão e usinado com precisão de 16u.m, possui comprimento total aproximado de 76 mm, seu corpo é caracterizado por uma região com diâmetro de 45 mm, uma segunda com 86 mm e uma última com diâmetro na face de junção de aproximado de 142 mm, sua massa total é de aproximadamente 660 g.

8414.90.39

028

Retentor mecânico de duplo lábios (interno em PTFE e externo em borracha) com estrutura em aço baixo carbono, revestido com borracha especial vulcanizada, compatível com gás refrigerante R-134a e óleo PAG, projetado para garantir excelente grau de vedação no eixo e a na carcaça do compressor em condições severas de uso (temperatura de operação entre -40 Graus Celsius a 150 Graus Celsius e rotação do compressor de 11.000 rpm), possui diâmetro interno de 14,1 mm (PTFE) e 16,7 mm (borracha), diâmetro externo de 34,9 mm e largura de 14,3 mm, sua massa total é de aproximadamente 20 g.

8414.90.39

043

Placa de válvulas de lamelas utilizada em compressores de ar bi-cilíndricos de veículos comerciais, possui dimensões externas de 250 mm x 151 mm, espessura de 29 mm e peso total inferior a 2 kg, formada por duas lamelas de aço inoxidável de liga especial de alta resistência mecânica e resistência às pressões de trabalho de 12,5 bar, corpo em liga de alumínio injetado sob pressão que garante estanqueidade à pressão de 5 bar.

8414.90.39

049

Carcaça da turbina fundida em liga de ferro (DIN EN-GJSA-XNiCrSi29-3-2) resistente a temperaturas de 900 Graus Celsius ou liga de ferro (DIN EN-GJSA-XNiSiCr35-5-2) resistente a temperaturas de 950 Graus Celsius, com ou sem válvulas de alívio soldadas, bucha prensada e suporte da haste do atuador fixada através de parafusos torqueados eletronicamente, utilizada na montagem de turboalimentadores de ar para motores de combustão interna de veículos automotivos.

8414.90.39

053

Conjunto flange para vedação, com diâmetro externo máximo de 55 mm, peso de 0,015 a 0,06 kg, composto de colar fabricado em ETG100, com tolerância de espessura de canais de até 0,03 mm, batimento de 0,007 mm e paralelismo de 0,005 mm e anel pistão fabricado em HS6-5-2-5, com paralelismo de 0,005 mm, perpendicularidade de 0,005 mm e rugosidade de Rz 4, aplicado no conjunto central de turboalimentadores de ar de motores de combustão interna de veículos automotivos.

8414.90.39

054

Eixo usinado e retificado, com diâmetro de 3 a 10 mm, em liga de alto cromo (DIN X45CrSi9-3+QT1), cilindricidade de 3 micras, batimento de 5 micras, comprimento máximo de até 300 mm, peso de 0,01 a 0,3 kg, para fabricação de turboalimentadores automotivos.

8414.90.39

067

Eixo usinado e retificado, com diâmetro de 3 a 20 mm, em liga de aço (DIN 42CrMo4), cilindricidade de até 3 micras, batimento de até 5 micras, comprimento máximo de até 300 mm, com peso de 0,01 a 0,3 kg, para fabricação de turboalimentadores automotivos.

8414.90.39

068

Eixo usinado e super acabado, com rugosidade superficial máxima de 0,8 Rz, com placa inclinada em alumínio alto silício (16 % a 18 %), forjada a quente e tratada termicamente, usinada com grau de precisão mecânica de 10 mícron e com tratamento superficial tribológico a base de estanho, possui diâmetro externo aproximado de 86 mm, espessura da área inclinada de aproximadamente 14 mm e comprimento total de aproximadamente 230 mm, sua massa total é de aproximadamente 710 g.

8414.90.39

071

Placa de válvula em forma de disco com diâmetro de 129,8 mm para compressores do sistema de ar condicionado de veículos automotores, fabricada em aço baixo carbono por meio do processo de estampagem e subsequente processo de usinagem em máquina com duplo rebolo paralelo de brunimento de superfície de forma a assegurar uma espessura final de 3,5 mm e rugosidade de Rz 3,2 em ambas as faces, possui na sua região mais externa 5 furos e concêntrico a eles olhais em baixo relevo e sobre esses são posicionadas as palhetas da válvula de descarga; possui na face oposta, na região mais interna, 5 furos e olhais concêntricos de baixo relevo e sobre esses são posicionadas as palhetas da válvula de sucção, possui 2 furos guias de montagem com diâmetro de 4 mm, com tolerância de posição de 0,06; sua massa total é de aproximadamente 300 g.

8414.90.39

072

Sapata com geometria de meia esfera, fabricada em liga de aço (Norma JIS SUJ 2), com diâmetro de 17,463 mm, com precisão mecânica de 5 ìm e rugosidade superficial menor ou igual a Ra 0,2, com tratamento térmico temperado e revenido com dureza 700 a 865 HV, aplicada na fabricação de compressores do sistema de ar condicionado automotivo, sua massa total é de aproximadamente 20 g.

8414.90.39

073

Conjunto eixo rotor de turbina, composto de rotor de turbina fundido e usinado, fabricado em (INCO 713C ou INCO 713LC ou GMR 235 ou MAR-M 246 ou MAR-M 247), com diâmetro entre 32 mm e 89 mm e eixo retificado com tolerância nas regiões de apoio do mancal de até 0,0025 mm de circularidade, fabricado em aço (42CrMo4), soldados por feixe de elétrons ou laser ou fricção e balanceado, utilizado na montagem de turboalimentadores de ar acionados pelos gases de escapamento dos motores de combustão interna de veículos automotivos.

8414.90.39

074

Conjunto pistão para acionamento pneumático de embreagem de múltiplos discos, utilizado em compressores de ar bi-cilíndricos com deslocamento volumétrico de 700 cm3, com função de converter a pressão pneumática em força axial necessária para acoplamento da embreagem; possui diâmetro externo de 118,2 mm, formado por rolamento de esferas, pistão de acionamento de aço, elemento de vedação que passa por processo de vulcanização e disco mola com liga de aço; possui peso de 0,540 kg.

8415.90.90

037

Portinhola do tipo deslizante injetada em polipropileno 100 % de alta fluidez, produzida por processo de injeção a alta pressão e posterior compressão, com espessura de 0,63 mm ou 0,74 mm, tolerância dimensional de mais ou menos 0,03 mm, contendo ou não aplicação de óleo lubrificante evaporativo para melhorar o torque e o ruído durante a operação, montada no interior de “unidades de aquecimento, ventilação e condicionamento do ar automotivo” (HVAC) e massa de no máximo 26 g.

8419.50.10

001

Trocador de calor constituído por placas de diferentes ligas de alumínio, produzido por processo de brasagem a vácuo formando um único corpo, com pressão de trabalho de 20 bar no circuito de óleo, troca de calor de 3 a 60 kW, com dimensões gerais de: 75 mm a 400 mm de largura, comprimento de 50 mm a 300 mm, altura de 25 mm a 150 mm e peso entre 0,2 kg a 3 kg, com função de arrefecer o óleo do motor e/ou caixa de câmbio, aplicado em produtos automotivos.

8421.39.90

001

Filtro de ar para eliminação de umidade e contaminação por óleo e partículas sólidas no sistema de freio de veículos comerciais pesados, com capacidade para filtrar partículas superiores a 1 micrometro e com 99,9 % de aerossol, vida útil mínima de 1 milhão de ciclos no teste de pulsação sob pressão de 0 a 15 bar, diâmetro externo na faixa de 138 a 140 mm (+ – 1 mm), comprimento na faixa de 164 a 178 mm (+ – 1 mm) e peso na faixa de 2,3 a 2,5 kg, dotado de elemento filtrante com esferas dissecantes de estrutura amorfa constituídas por aproximadamente 97 % de SiO2 (dióxido de silício ou sílica) e aproximadamente 3 % de Al2O3 (óxido de alumínio) com tamanho de partículas na faixa de 1,6 a 5 mm.

8421.99.99

005

Elemento filtrante blindado rotativo de óleo lubrificante de base mineral ou sintética utilizado em módulo filtrante de óleo de motor a Diesel de combustão por compressão possuindo carcaça oca com uma entrada e uma saída para o fluxo e apresentando as seguintes medidas externas: altura de 146,1 mm; diâmetro superior de 93,78 mm; e diâmetro inferior de 103,2 mm, com pressão de ruptura de 30 bar a 22 Graus Celsius, 12 bar a 120 Graus Celsius, e 14 bar a -30 Graus Celsius, com balanceamento de rotação garantido até 8.000 rpm.

8424.89.90

001

Injetor metálico responsável pela pulverização do ARLA32 nos gases do escapamento, Sistema SCR, para aplicação em produtos automotivos.

8481.20.90

042

Válvula de controle do fluxo de óleo e pressão para o variador de fase de admissão de motores de combustão interna de ciclo Otto, aplicados em veículos automóveis, responsável pelo acionamento do sistema de variação de fase VTC, suporta pressão de óleo de controle até 981 kPa, equipada com filtro metálico retentor de partículas, dotada de sistema elétrico com tensão de 10 V a 16 V com temperatura de trabalho de -40 Graus Celsius a +150 Graus Celsius.

8481.30.00

019

Válvula de retenção de vácuo, fabricada principalmente em plástico EPDM e PA66, com mecanismo analógico integrado de medição de pressão de vácuo para acionamento da bomba de vácuo suplementar do sistema de freio para veículos automóveis com dimensões aproximadas de 67,8 mm x 58,6 mm x 97 mm.

8481.80.93

001

Válvula de controle de recirculação de gases de escapamento para admissão, utilizado para controle de emissões em motores diesel.

8483.90.00

047

Roda dentada fabricada em aço EHA-63, densidade superficial entre 7,5 g/cm3 a 7,55 g/cm3, dureza superficial mínima de HRA55, através de processo de metalurgia do pó, com aumento de densidade superficial por processo de rolagem e tratada termicamente com processo de cementação, com diâmetro externo entre 44,55 mm e 91,07 mm, comprimento entre 7,5 mm e 29 mm, peso entre 82 g e 200 g, responsável pelo acionamento da corrente do tipo silenciosa do sistema de sincronização de válvulas do motor de combustão.

8507.90.20

001

Tampas plásticas de polipropileno com texturização superficial, encaixes e travas apropriadas para contra peça definida, formas do tipo meia cana, internamente dotada de região plana para inscrições e com peso total entre 35 e 45 gramas.

8511.90.00

044

Suporte do porta escovas injetado em plástico PPS com 40 % de fibra de vidro, submetido a tratamento de envelhecimento a 175 Graus Celsius (+-5 Graus Celsius) durante 180 a 330 minutos, tensão de ruptura mínima de 128 MPa e resistência de flexão mínima de 187 MPa, temperatura de deflecção mínima de 250 Graus Celsius, contém 2 terminais sobreinjetados de aço baixo carbono com tratamento superficial de niquelatura eletrolítica de camada de espessura entre 10 a 20micrometros, limite de escoamento mínimo de 240 MPa e tensão de ruptura entre 340 e 440 MPa, deve possuir rigidez dielétrica de 600 V por 1 minuto, com corrente máxima de fuga igual a 10 mA, com dimensões externas máximas de 42,7 x 28 x 29,7 mm, aplicado em alternadores de veículos automóveis.

8512.20.29

003

Interruptores de indicação de airbag, dotados de acabamento com gravação a laser, acionamento por manta de silicone, LED de iluminação de símbolos e com peso total entre 20 e 39 gramas.

8512.30.00

007

Buzinas principais veiculares com carcaça em formato Trumpet, eletromecânicas, dotadas de diafragma, variantes de tom grave e de tom agudo, suportes metálicos para fixação, pressão sonora a 2 m de 107 a 118 dB e temperatura de operação entre -40 Graus Celsius e 90 Graus Celsius.

8532.22.00

005

Capacitor eletrolítico de reserva de energia (com capacitância entre 3500 uF e 7000 uF) para aplicação automotiva (módulos de controle de airbag) com encapsulamento em alumínio montado em carcaça plástica e pinos para montagem por press fit.

8536.50.90

064

Rotativo de luzes dotado de função de acionamento das luzes de posição, farol baixo e função auto; com acabamento em gravação laser, acionamento por manta de silicone, LED para iluminação de símbolos e peso total entre 70 e 91 gramas.

8536.50.90

065

Interruptores de espelho externo elétrico, dotados de acabamento com gravação a laser, acionamento por manta de silicone, LED para iluminação de símbolos e peso total em 20 e 36 gramas.

8536.50.90

066

Contator elétrico de comando de iluminação, constitutivo de material PC e ABS, composto de 1 conector de 6 pinos, tensão de trabalho de 12 V, consumo de corrente de 5 mA, com acabamento capaz de resistir a ensaio duplo de descamação após exposição a 500 horas sob temperatura de 80 Graus Celsius e 95 % de umidade relativa sem causar nenhum tipo de dano a pintura, usado em veículo automotivo de passageiros.

8537.10.90

035

Controlador de ar-condicionado eletrônico, dotado de função automática de controle de temperatura interna, desembaçador de para-brisa e vidro traseiro, controle de temperatura e velocidade do ar dentro do habitáculo, seleção do direcionamento do ar nos difusores de para-brisa central e de pés, display de cristal líquido, direcionamento do difusor e intensidade do ventilador, elemento LED acima dos botões do desembaçador de para-brisa e de vidro traseiro, com peso total entre 200 e 600 gramas.

8538.90.90

003

Contatos de silicone com pastilha de contato elétrico com acabamento em ouro, níquel ou carbono, com comprimento de 10 a 225 mm, peso de 0,15 a 9 g, força de operação de 1 a 5 N, curso mecânico no local da força de operação de 0,45 a 2,0 mm, temperatura de operação entre -40 Graus Celsius e +85 Graus Celsius, aplicados em interruptores elétricos de veículos automotores.

8543.70.99

002

Transdutores ultrassônicos com frequência de operação de 40 kHz, diâmetro entre 7,9 e 10,1 mm, peso de 0,3 g até 0,8 g e temperatura de operação de pelo menos -40 Graus Celsius a +85 Graus Celsius próprios para montagem por inserção (Pin-Through Hole – PTH) aplicados em sensores ultrassônicos de veículos automotores.

8544.42.00

010

Cabos de conexão entre os sensores de velocidade das rodas e o módulo eletrônico do ABS, compostos por cabo blindado, conectores elétricos, coifas e presilhas de fixação, e com diâmetro entre 5 e 8 mm.

8708.29.99

030

Guia flexível misto, para cabo de aço, parte externa, espiral em mola de aço revestida por PVC e borracha EPDM dureza Shore-A 82 (+/-3), parte interna, guia tubular de PVC com acabamentos flangeados para proteção do cabo (DIN EN ISSO 16120-2), alma em zinco maior que 6 microns, com ou sem proteção externa em PVC flexível em formato estrelado para evitar ruído, peso aproximado de 0,02165 kg, cumprimento na range de 110 mm a 400 mm (+-0,75 mm) e diâmetro externo de 6,00 mm (+-0,20 mm), caracterizado como parte do mecanismo de levantamento de vidro motorizados de veículos automotores.

8708.29.99

126

Componente estrutural da carroceria em liga de aço especial (22MnB5) processo de estampagem a quente, para suportar o choque lateral da carroçaria de veículos automotores, com largura entre 135 mm e 275 mm, profundidade entre 10 mm e 62 mm, comprimento entre 985 mm e 1019 mm e peso aproximado de 2,5 kg.

8708.30.90

071

Êmbolo do conjunto cilindro mestre de freio de veículos automotores, produzido em alumínio extrudado, usinado e anodizado com tolerância diametral de +/- 0,015 mm, concentricidades de 0,1 mm, rugosidade superficial do corpo de -0,8 a 0,36 Ra, -0,8 a 1,6 Rp, U -0,8 a 3,2 Rv, L -0,8 a 1,6 Rv e deve suportar a uma carga entre 7150 N e 11200 N sem alterar a tolerância dimensional do diâmetro externo nos diâmetros de 19,0 mm a 25,4 mm.

8708.93.00

016

Conjunto de embreagem de múltiplos discos utilizada em compressores de ar bi-cilíndricos destinados a veículos comerciais, com deslocamento volumétrico de 700 cc, com função de acoplar e desacoplar a transmissão de potência do motor ao virabrequim do compressor; possui dimensões externas de 114,5 mm de diâmetro por 48 mm de comprimento; formado por carcaça externa em aço com tratamento superficial para incremento de dureza superficial, discos de fricção, discos “separadores” e discos mola de alto teor de carbono e tratamento para incremento de dureza superficial, possui peso de 2,08 kg.

8708.94.90

003

Amortecedor de vibração de volante para veículos automotores, com calibração através da massa do contrapeso, com frequência entre 20 Hz e 50 Hz, fabricado e revestido com materiais metálicos e/ou emborrachados e/ou plásticos.

8708.94.90

012

Barra de torção para sistema de direção veicular, com diâmetro torçor de 7,02 mm (+- 0,03 mm), comprimento de 101,36 mm (+- 0,2 mm), máximo erro de circularidade de 0,01 mm e de retitude de 0,05 mm, constituído de aço especial (conforme norma SCM 440H ou JIS G4052), dureza do núcleo de 39 a 43 HRC, resistência a tensão mínima de 1078 MPa, alongamento mínimo de 10% e redução de área mínima de 40%, material livre de defeitos e marcas de usinagem, magnetismo residual máximo de 2 Gauss, formado também por um diâmetro com superfície estriada (conforme ISO 4156) de 32 dentes, de diâmetro de 8,15 mm (+-0,025 mm) e altura dos dentes de 0,338 mm (+- 0,1 mm) e peso 45 g (+-4,5 g).

8708.95.29

003

Amortecedor de vibração de airbag de veículos automotores, com calibração através da massa do gerador de gás, frequência entre 20 Hz e 50 Hz, fabricado e revestido com materiais metálicos e/ou emborrachados e/ou plásticos.

8708.99.90

093

Carcaça intermediária composta de material plástico Solvay IXEF1022/9008, utilizada para montagem de válvula de segurança, responsável pela distribuição de ar pressurizado para circuito de freio de serviço, estacionamento e auxiliar de veículos comerciais, possui peso inferior a 100 g, pressão máxima de trabalho 15 bar e temperatura de operação de -40 Graus Celsius a +85 Graus Celsius; contém 4 furos com tolerância máxima em seu diâmetro de 0,2 mm, considerada característica especial e de segurança, além de furo central com tolerância de concentricidade de no máximo 65 milésimos e rugosidade máxima Rz10, também considerada característica especial que envolve segurança.

8708.99.90

095

Suporte para fixação de caixa de bateria, fabricado em material plástico PP com 30 % em fibra de vidro, localizado na zona do compartimento motor e com interfaces de fixação por parafusos M6 e M8 por meio de insertos em aço SMF4030M com acabamento galvanizado em PF ZnNi.

9026.80.00

009

Sensor multifunção, com alimentação nominal de 5 V, impedância nominal de 14,7 kohms, corrente de operação máxima de 20 mA e faixa de operação entre -40 Graus Celsius e 125 Graus Celsius, utilizado na medição de fluxo de ar, incorporando informações de fluxo (-100 a 900 kg/h), temperatura (-40 Graus Celsius a 130 Graus Celsius), pressão (40 a 115 kPa) e umidade (0 a 100 %), utiliza protocolo SAE J2716 SENT (Single Edge Nibble Transmission, 14 bit, 0-5 V) para comunicação com o módulo de controle do motor.

9027.10.00

001

Sensor de NOX – analisador de gases (óxido de nitrogênio) para o sistema de escape veicular – Sistema SCR, para aplicação em produtos automotivos.

9027.90.99

005

Sensor tipo linear com tempo de light off menor ou igual a 12s, composto de um elemento sensor cerâmico, utilizado nos sensores de concentração de oxigênio, para medição dos gases de escape provenientes do motor de combustão interna de veículos automotores. Dotado de substratos cerâmicos (laminados e sinterizados), camada de proteção de cerâmica porosa (proteção contra choque térmico), eletrodos internos e externos; com capacidade de suportar 100N (+/-2 N) de força em ensaio de tração do fio; com vazamento permissível máximo de 0,1 ml/min; contendo conector com 4 terminais, sendo 2 terminais de aquecimento e 2 terminais de contato elétrico para o sinal gerado pela comparação entre a concentração de oxigênio nos gases de escape e ar atmosférico

9032.89.11

011

Regulador de voltagem eletrônico composto de capacitores, chip e peças plásticas injetadas e terminal B+ posicionamento de 63,2 mm (+ – 0,3 mm) e 25 mm (+ – 0,3 mm) em relação ao ponto de referência A e ponto de fixação B posicionado a 79 mm (+ – 0,1 mm) e 4,4 mm (+ – 0,1 mm) em relação ao ponto de referência A e fixação da fase posicionado a 8,2 mm (+ – 0,1 mm) e 11,7 mm (+ – 0,1 mm), conector com 4 pinos sendo que o topo do conector está a 84,7 mm (+ – 0,1 mm) do ponto de referência A, tensão de regulagem de 14,5 V (+ – 0,6 V) e compensação de temperatura (Tk) de -10,8 mV/K (+ – 2 mV/K).

9032.89.23

025

Unidade de gerenciamento de sistemas de transmissão continuamente variável (CVT) e conversor de torque, de peso igual ou inferior a 0,5 kg, composto de placa de circuito impresso, conector elétrico, memória, software dedicado, equipada com unidade eletrônica de dados e componentes eletrônicos, com operação entre 6 V a 16 V, suporta temperaturas entre -40 Graus Celsius a +140 Graus Celsius e corrente máxima de 2,5 mA, utilizado em veículos automóveis de passageiros.

9032.89.24

002

Modulo controlador eletrônico, tipo usado em veículos, de baixa voltagem, para controle dos sinais de partida de veículo elétrico, com antena amplificadora, composto de corpo de PC + ABS, conectores elétricos e placa de circuito impresso, opera com potência de 7,2 W, e medidas aproximadas de 142 x161,2 mm.

9032.89.29

029

Módulo Controlador de corrente contínua e do motor auxiliar do veículo elétrico, composto por módulos cc-cc e módulos de controle do compressor de ar, conectores de alta e baixa tensão, anel magnético, diodos, chip, capacitor e indutor, com potência de 4 KW para o compressor de ar e de 3 KW para corrente contínua, montado em caixa de alumínio medindo 438 x 370 x 184 mm.

9032.89.29

109

Módulo controlador do sistema embarcado PLC (Power Line Communication, ou Comunicação Via Rede Elétrica), para leitura e codificação de mensagens do carregador do veículo elétrico, transformando em sinal de rede CAN, com tensão elétrica de 24 V e corrente máxima de 24 Amperes.

9032.89.29

111

Módulo eletrônico controlador de temperatura para monitoramento do sistema de refrigeração completo do veículo elétrico, e envio de informações para a Rede CAN (Controller Area Network), montado em caixa de alumínio com medidas 126 x 198 x 44 mm, composto por conectores, resistor, capacitor, indutor e placa de circuitos eletrônicos.

9032.89.90

002

Aparelho eletrônico controlador de carga e descarga lado esquerdo ou lado direito, operando com tensão de 24 V e corrente elétrica de 5 Amperes, para motor do sistema de articulação do ônibus elétrico.

9401.90.90

004

Engate metálico de segurança fabricado em sua totalidade em aço baixa liga com limite de escoamento entre 350 a 600 MPa, com limite de ruptura mínima de 700 MPa e, aço baixa liga com limite de escoamento entre 275 a 330 MPa, com limite de ruptura mínima de 440 MPa, apresentando dimensional de 94,40 mm por 81,01 mm em sua base e 112,45 mm de altura, para trava do encosto do banco traseiro, fixado entre chassis e carroceria de veículo automotivo.

ANEXO II

LISTA DE AUTOPEÇAS GRAFADAS NA NOMENCLATURA COMUM DO MERCOSUL COMO BENS DE CAPITAL OU BENS DE INFORMÁTICA E TELECOMUNICAÇÃO

NCM

Nº Ex

Descrição

8413.60.19

003

Bomba volumétrica rotativa de pistões axiais, de fluxo variável para acionamento hidrostático em circuito fechado, pressão nominal de 225 bar, deslocamento volumétrico de 45 cc/rotação, velocidade máxima de entrada de 2900 RPM e potência máxima de saída de 42281 W para aplicação em colhedoras de cana-de-açúcar.

8431.49.22

006

Elos mestre segmentados e articulados, esquerdo ou direito, constituídos por aço de liga especial obtido por processo de forjamento a quente e tratamento térmico, com geometria para encaixe não serrilhado com recorte e entalhe em ângulos diagonais, com passo compreendido entre 140 e 340 mm, com geometria e dimensões próprias e exclusivas para fazer o fechamento de correntes de rolamento utilizadas na montagem de lagartas (esteiras) de máquinas autopropulsadas.

8483.90.00

048

Eixo trava fabricado em aço termicamente tratado com profundidade entre 1.0 e 1.4, dureza mínima 60 HRC, chaveta de 10 mm e diâmetro externo de 49 mm próprio para aplicação no conjunto de engrenagens planetárias do sistema de transmissão de potência dos eixos das pás carregadeiras autopropulsadas.

8525.80.19

001

Câmera para reconhecimento do perímetro de manobras, aplicado em máquinas agrícolas auto propelidas, com resolução de 480p (CVBS), iluminação mínima de 0,01 Lux, carcaça em alumínio anodizado 6061, nível de proteção IP69 e 3 camadas de vidro temperado com função de auto escurecimento, podendo operar em temperaturas de -42 Graus Celsius a 66 Graus Celsius, alimentação de 10 a 15 Volts, provida de chicote e suporte de fixação.

8536.50.90

067

Alavancas de comando composta de haste de aço, protetores de plástico, coifa de plástico, provida de manipulo de plástico com interruptor elétrico para acionamento de maximização do equipamento de trabalho, tem a função de comandar o sistema de giro e equipamento de trabalho através da manipulação da alavanca, aplicada em máquinas autopropulsadas.

8708.40.19

007

Caixa de transmissão semiautomática para aplicação em tratores agrícolas de potência entre 82 kW a 90 kW, de rotação nominal de entrada de 2400 rpm e torque máximo de entrada de 550 Nm, com embreagem hidráulica de acionamento via pedal ou botão, com 4 pacotes de acionamento eletro-hidráulico, dois de reversão de movimento à frente ou à ré e mais 2 de acionamento das de marchas lenta ou rápida, com unidade hidráulica de pressão controlada de 21 bar, com circuito de resfriamento do óleo com pressão de 9,5 bar e de lubrificação da transmissão de 7 bar, com 64 velocidades sendo 48 na direção de avanço e 16 na de reversão, que operam com velocidades que variam entre 0,30 km/h a 38,79 km/h sem intervalo, com conjunto de coroa e pinhão e diferencial traseiro com relação de 1:4636 e acionamento eletro hidráulico de bloqueio simultâneo dos diferenciais traseiro e dianteiro, com tomada de força traseira para implementos de acionamento eletro hidráulico do tipo independente, ou de controle de giro proporcional ao sentido de operação da máquina, com carcaças e mecanismos dos eixos traseiros, com redutores de rodas de 1:6,6.

Fonte: Publicado no DOU em 25/03/2021 Edição: 57 Seção: 1 Página: 21